domingo, 29 de novembro de 2009

Vacina contra meningite.

Muito importante esta campanha. Minas sai na frente e efetua a vacinação de crianças de 2 meses a 2 anos. Eu nasci em uma época que a vacinação não era algo tão importante como hoje e não havia campanhas de vacinação. Não tive caderneta de vacinação e não tenho "marquinha de vacina" no braço. Hoje o país está quase reduzindo a zero a poliomielite. E a varíola foi erradica no mundo. Mas, a meningite tem uma variedade grande, a campanha visa a meningite C (conjugada e pneumocócica), que são mais recorrentes em MG. É importante ressaltar que há vários tipos de meningite e a vacina não protegerá contra todos. Mas, estará protegendo contra as formas mais graves da doença, cujas doses de vacina custam muito caro, em média R$ 150,00 uma dose. Ou seja, a classe baixa não vacina suas crianças contra a meningite devido ao preço.
O Governo de Minas antecipou em 2 anos a vacinação gratuita, que constará do calendário de vacinação nacional a partir de 2011. Pode ser uma atitude eleitoreira, mas tudo bem, é algo que merece elogios, pois visa o bem estar da população. Meus filhos foram vacinados em todas as campanhas e têm as cadernetas de vacinação totalmente preenchidas. Mas não foram vacinados contra meningite.
Eu lembro (que ironia) que,  poucos meses ou um ano antes de ficar surdo, fui justamente ao Hospital Santa Marta (Formiga-MG), junto com meu primo, tomar a vacina contra varíola. Era aplicada com aquelas pistolas que pareciam revólveres. Quase um ano depois (1973) estava dando entrada no hospital, com os sintomas clássicos de meningite: dor de cabeça (assustadora; eu chorava de dor), vômito intenso, febre altíssima e prostração. Seria transferido para cá, Belo Horizonte, e sairia do hospital João Pualo II, já surdo.
Portanto, saber que hoje já há uma vacinação em massa contra essa doença e que muitas crianças poderão estar imunizadas contra as graves sequelas que ela causa, é uma notícia muito gratificante.
Pessoas como eu, que perderam algo muito importante devido à doença, é que valorizam ainda mais a campanha.

Você pode ler mais sobre a campanha e a meningite nesta reportagem do jornal.Hoje em Dia (clique para ler).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.