quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O implante coclear e a campanha dos surdos - I

Resumo rápido: um grupo de quatro otorrinolaringologistas procuram a Rede Globo e entregam uma carta a dois diretores de Marketing Social da Rede Globo, a respeito da novela Cama de Gato, que tem um personagem surdo (Tarcísio), pedindo para prestarem atenção no Implante Coclear (IC), tendência mundial em tratamento de surdez severa e profunda, e que consideram um retrocesso o uso de Libras na novela (palavras do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento). O mesmo insiste ainda que deve-se respeitar os surdos adultos que não tiveram a oportunidade de serem implantados e que hoje desejam continuar surdos. Mas, que não se pode negar às crianças pequenas o direito de serem ouvintes.
O que causou um problema entre estes médicos e a comunidade surda foi a crítica à Libras. A Libras é uma linguagem própria dos surdos, com características (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica). Libras não é o português em sinais. Em Portugual, a linguagem de sinais (LGP) é diferente da Libras.
Os surdos não são iguais em sua vivência da surdez. Há surdos que falam, que lêem nos lábios, que escutam parcialmente, entre outros. Há surdos que se comunicam quase exclusivamente em Libras e surdos que não conhecem Libras. Há surdos como eu, bilingues, que utilizam Libras e Português. Há surdos que entendem português, mas não conseguem ler nos lábios e não sabem Libras. Esta grande diversidade de surdos cria alguns atritos entre nós mesmos. Há grupos de surdos oralizados totalmente contra a Libras. Há grupos de surdos que utilizam somente Libras e que não consideram surdos oralizados como partícipes de sua comunidade. Ou seja, nós surdos também temos a nossa Babel.
O que os surdos como eu, que convivem bem entre estas comunidades, sempre pedimos é compreensão de ambas as partes. Compreensão e respeito.
O vídeo dos surdos (que criaram um site sobre o assunto Luta Libras) sobre este pedido dos médicos à Rede Globo radicaliza um pouco. Teme que no futuro os surdos nem existam mais, que as comunidades surdas vão desaparecer. Como dizem... nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Impossível que as comunidades surdas desapareçam. Há surdos, mesmo implantados, que utilizam Libras também.
E os médicos esqueceram de passar as informações completas sobre o implante coclear; uma das quais muito importante mesmo: nem todo surdo pode ser implantado. O próprio site oficial sobre o IC diz, sobre os candidatos ao implante: No entanto, os resultados variam de individuo para individuo, em função de uma série de fatores, entre eles, memória auditiva, estado da cóclea, motivação e dedicação e programas educacionais e/ou de reabilitação. Você pode ler lá no próprio site oficial, claro (Site oficial do Implante Coclear). O site não faz nenhuma apologia à implantação indiscriminada dos surdos. Inclusive não oculta o fato que a cirurgia para implantação coclear pode causar complicações (paralisia facial, por exemplo).
Os surdos com perda leve devem continuar utilizando os aparelhos auditivos (AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual)).
Lembrando que, em ambos os casos, AASI e IC, é necessário motivação, entusiasmo e persistência para o aprendizado de "ouvir" os sons.

O vídeo da comunidade surda:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.