domingo, 20 de junho de 2010

Zombando de nossa história.

O programa Zorra Total da Rede Globo em seu primeiro bloco mostra um futurista tentando evitar que personagens de nossa história tomem as decisões que tomaram.
A zombaria com nossa história leva a algumas ofensas que o público aceita entre risos, não sei se por desatenção ou incompreensão. Outro dia o futurista tentava evitar que Estácio de Sá fundasse a cidade do Rio de Janeiro. Entre as alegações para a não fundação da cidade, o futurista disse: “não funda essa cidade não, que você não sabe como ela vai ficar inundada, o povo sem educação, que joga lixo na rua, entope os bueiros e causa alagamentos”. Essa é a visão dos autores de Zorra Total, Rede Globo, sobre a população do Rio de Janeiro. Como sempre, a visão sobre o nosso país é sempre negativa. Não achei graça nenhuma considerar o povo do Rio sem educação. Mas, como sempre dizem... é só uma piadinha. Alguns fazem isso, mas não todos, caramba!
Ontem o futurista resolveu zoar com D. Pedro II. Tenta convencer Bonifácio de Andrada a não coroar o ainda menino, Pedro II. Informa que eles serão expulsos do Brasil e será proclamada a República.
D. Pedro II enfrentou revoluções, conseguiu superar um início difícil de seu governo e se tornar um dos políticos mais admirados de nossa história. Lembrado pela defesa à integridade da nação, ao incentivo à educação e cultura, pela defesa à abolição da escravidão e pela diplomacia. Ou seja, ele comporta uma boa história! – D. Pedro II, Wikipédia.
Mas, a história brasileira só presta para zombaria. Não enaltecem nada do que temos de bom no passado. E é por isso que só vemos bandeiras, camisas, união verde e amarela somente em relação ao futebol. Quando vemos bandeirinhas em residências, pode saber, é Copa do Mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.