sexta-feira, 18 de junho de 2010

Copas que eu vi

Copa do Mundo sempre é tempo de parar tudo para acompanhar o futebol. Meus primeiros contatos com a seleção foram através de minha mãe, que cantava:
"A taça do mundo é nossa
Com brasileiro não há quem possa
Êh eta esquadrão de ouro
É bom no samba, é bom no couro
"
Essa era a música da Copa de 1966, quando o Brasil conquistou o bicampeonato. Nesta época ouvia-se os jogos no rádio. Não me lembro de nada disso, pois eu ainda era muito criança. Mas, quando já estava com uns 7 ou 8 anos, lembro de minha mãe cantando esta música.
Na Copa de 1970, além do rádio houve a transmissão dos jogos pela tv, primeira vez no Brasil. Era em preto e branco, pois na época a tv a cores era uma raridade.
Ouvi muito a marchinha mais famosa da seleção, que tocava incessantemente no rádio:
"Somos milhões em ação
Pra frente Brasil, no meu coração
Todos juntos, vamos pra frente Brasil
Salve a seleção!!!
De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão!
Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
"
Lembro que a final foi num domingo, pois eu estava na casa do meu primo, onde passava os sábados e domingos. Na casa dele tinha televisão, na minha não. Então, minha tia nos chamou para assistir o jogo, dizendo que era a final. Mas, eu e meu primo só assistimos um pouquinho. Gostávamos muito de futebol, mas de jogar, brincar. Bom, eu sei que eu perdi uma das melhores finais de copas do mundo e deixei de assistir os maiores craques do futebol brasileiro. Mas, eu era apenas um molequinho, tinha muita vida pela frente.
Em 1974 eu acompanhei a Copa, na minha casa, em Formiga, com minha mãe, irmãs, meu tio e meu amigo Tonho. Nesta época já tínhamos tv também, preto e branco. Mas, já não cantava mais a marchinha da seleção. Um ano antes, em abril, meu mundo tinha ficado em silêncio! Lembro que minha mãe fritava um monte de pipoca. Foi a primeira copa que eu acompanhei mesmo e torci de verdade. Mas, não deu, ficamos em quarto lugar.
1978 foi um repeteco de 1974. Em quase tudo! Eu ainda morava em Formiga, com minha mãe e irmãs. Novamente esta galera junto, mais o meu tio e meu amigo Tonho. Lembro que a Argentina, para se classificar, precisava fazer um bom saldo de gols.  E inacreditavelmente enfiou 6x0 no Peru. O Brasil ficou em terceiro lugar, ganhando da Itália, com um golaço do Nelinho.
Em 1982 a família já morava aqui em Belo Horizonte e eu trabalhava numa gráfica. A seleção brasileira era a melhor, ganhava com show de bola. Ganhamos os primeiros jogos de goleada e até mesmo a Argentina levou um 3x1. Comprei um boné verde e amarelo. Estava de férias, mas fui comemorar a vitória com os colegas da gráfica, com muita cerveja. Depois veio o desastre. O Brasil perdeu de 3x2 para a Itália e deu adeus à Copa. Foi uma das derrotas mais sofridas, porque o time era bom, muito bom mesmo. Valdir Peres, Luizinho, Oscar, Leandro, Júnior, Zico, Cerezzo, Eder, Falcão, Sócrates e Serginho. Foi uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos, perdendo tão somente para a de 1970.
Em 1986, de férias, eu fui para Formiga e acompanhei os jogos lá. Na casa da minha tia, com meu primo, meu tio e amigos do meu primo. Não deu de novo. Zico erra um penalti durante o jogo com a França. O jogo estava 1x1 e assim terminou. Na decisão nos penaltis, Júlio César enche o pé, a bola estoura a trave e o Brasil dá adeus à copa novamente.
Em 1990, a triste Era Dunga. Mas, não tem jeito. Time bom ou ruim, a gente está sempre torcendo para o Brasil vencer. Foi nessa copa que eu saí gritando gol feito doido. O Brasil estava perdendo de 1x0 para a Argentina e num córner Muller cabeceou forte, a bola balançou a rede... e eu saí gritando gol. Minha esposa vai à sala ver o lance e volta me xingando. A bola balançou a rede... pelo lado de fora!
Em 1994 eu estava morando em Formiga; já tinha dois filhos. Eles gostavam de acompanhar os jogos com a gente. A final assisitimos na casa da minha tia, todos os familiares, inclusive alguns de Belo Horizonte, pois era período de férias. O Brasil foi campeão, meu primeiro grito de campeão! Reclamei que faltou um golzinho na final. Ainda mais para quem acompanhou as seleções de 82 e 86. Mas, valeu! Éramos novamente campeões do mundo.
Em 1998, em Belo Horizonte. Acompanhamos muitos jogos na casa da minha cunhada. E a final, Brasil e França, também foi lá. Lembro do meu sogro, meneando a cabeça e falando que não dava mais não, após a França fazer 2x0. A França ainda fez mais um.
Em 2002 tinha o problema do fuso horário. Os jogos eram de madrugada. Mas, eu mandava minha esposa colocar o despertador para a hora dos jogos. E acompanhava. Também vibrei muito. O Brasil mostrou um bom futebol E a final foi muito boa mesmo; com dois golaços do Ronaldo Fenômeno. A cara do goleiro alemão, Kahn, ao ter que buscar a bola lá no fundo do gol. Grito de campeão novamente. Penta!
Em 2006 a ajeitadinha de meia do Roberto Carlos e o golaço do Henry, França 1x0 Brasil. Voltamos mais cedo para casa. Foi uma copa muito ruim para o Brasil O time estava cheio de craques, mas ninguém jogava nada. Ronaldinho Gaúcho tropeçando na bola, Ronaldo Fenômeno não conseguindo dar suas arrancadas. Esse time me deixou muito triste.
Agora estamos em 2010. Não há mais a possibilidade de torcer junto com minha mãe e meu tio, que já faleceram. Os amigos estão cada um para seu lado. O curso da vida sempre cobrando seu preço. Até mesmo o futebol brasileiro não é dos melhores. O técnico é o Dunga, o mesmo que um dia deu nome a uma era, a Era Dunga. Mas, como sou brasileiro, não tem jeito. Vamos torcer para o Brasil ser campeão, não importa se o time não for o melhor. Fica só a saudade dos timaços de 1970, 1982, 1986 e 2002. Que jogavam pra frente, faziam gols, o objetivo maior do futebol. Vamos lá, Brasil!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.