quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os e-mails que tentam roubar senhas de banco

Outro dia, conversando com meu amigo Everaldo, o mesmo disse que não utilizava Internet Banking, pois considerava o sistema muito inseguro. Eu disse para ele que é seguro, desde que a pessoa saiba exatamente o que está fazendo, clicando e visualizando. Ele disse, categoricamente:
- Pagamento de contas, para mim, é no banco, nos terminais eletrônicos. Internet é muito arriscado, existe sites falsos que simulam o site do seu banco e roubam todas suas senhas.
Bom, ele não deixou eu terminar de falar. Eu ia dizer que a utilização de Internet Banking deve ser feita por pessoas que tenham plena confiança do que estão fazendo e que estão capacitadas a perceber quando alguma coisa não está de acordo com o site bancário. Pessoas que não se sentem seguras efetuando transações pela internet, não devem mesmo utilizar este método.
O roubo de senhas através de sites falsos (phishing) normalmente ocorre através de e-mails. O golpe é chamado de "phishing", ou seja "pescaria", pois são enviados milhares de e-mails (as iscas) e depois se espera as vítimas (os peixes) abocanha-las. Por isto, a recomendação para quem utiliza os sites de bancos é para que, ao acessá-los, digitem o endereço completo e não cliquem em links de atalho.

 Veja este e-mail que recebi (clique na imagem para ampliá-la). É de uma ingenuidade sem tamanho! Está com um português horrível, com o nome do banco escrito errado (Banco do BraZil) e, claro, não podia faltar, a solicitação de preenchimento de um formulário, com as senhas!! Porém, apesar dos erros, o criador do e-mail soube anexar um formulário para roubar as senhas.
O texto, além dos erros de ortografia e sintaxe, tem um problema com acentuação.

Engraçado o momento que ele informa a maneira mais segura de enviar o formulário... 
Eis o texto:

BANCO DO BRAZIL PREZADO CLIENTE,

Banco do Brazil trabalhando constantemente para aumentar a segurança para todos os utilizadores online. Para garantir a integridade de nosso sistemo online, BB periodicamente rever nossas contas dos clientes.

Sua conta foi colocada no estado de verificação de identidade. Contas são colocadas no estado de verificação quando um determinado periodo de tempo decorrido desde o client BB nao atualizar as informações da conta online, não esta logada por uma perioda de tempo na sua conta online ou nao confirmado sua senha de autoatendimento (8 digitos numéricos) do BB. Contas que são colocados no estado de verificação continuar receber pagamentos, mas estas são limitadas em sua capacidade de enviar ou retirar fondos. Se uma verificação da identidade demora mais do que cinco dias uteis, a sua conta bancária vai ser bloqueada.
 
Para evitar estas restrições, é necessário completar o formulário anexado por este email, para confirmar sua identidade e desbloquear parcialmente sua conta BB.
ATENÇÃO: Não use o Internet Explorer para completar o formulário anexado por este email, você corre o risco de revelar informações pessoais. Internet Explorer é conhecido pela segurança fraca, por isso recomandamos que você use outros navegadores como Firefox, Opera ou Google Chrome.

Por favor nota que sua conta BB, vai ser totalmente desbloqueado, quando sua senha de autoatendimento (8 dígitos numéricos) definiu no formulário 807-A, anexado por este email, vai ser confirmada em um terminal de autoatendimento do BB.
Não considero este passo se você já confirmou a sua senha de autoatendimento, definiu no formulário anexado por este email, em um terminal de autoatendimento do BB.

Obrigado pelo seu tempo, Departamento de Segurança.



Um comentário:

  1. Amigo, da para ver claramente que o texto foi produzido por um gringo e faltou correção gramática, ortográfica, pontuação e contextualização na sua tradução pára o portugues brasileiro. Qundo trabalhava no Xico Sales, no pc da secretaria mesmo digitando o endereço do banco corretamente no navegador, uma pag falsa do banco surgia. Dai passei a não confiar mais. Quando trabalhava na "AU" antes do Xico, sempre realizei tranzações bancárias pela net. Mas hj não faço mais.

    Everaldo

    ResponderExcluir

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.