quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cala boca para todo lado...

Eu só pude rir mesmo! Domingo, após vibrar com o 3x1 do Brasil sobre a Costa do Marfim, liguei a tv para assistir o Fantástico crendo que estavam reprisando direto os gols do Brasil. Assisti o jogo na casa da minha irmã, com a companhia de familiares, cerveja, risos, crianças, bolão e vibração. Acertei o boão; rindo muito, pois o Brasil já tinha feito 3x0 e como eu marquei o resultado certo fiquei falando: o Drogba vai marcar um golzinho para mim. E não é que ele marcou mesmo? Bem, amigos da rede... quáquáquá... serão amigos da rede mesmo? Houve uma campanha no twitter com a frase "Cala a boca, Galvão!". Retwittado como uma onda, a frase ganhou o mundo e até alguns jornais estrangeiros publicaram reportagens sobre o ocorrido. Revista brasileira publicou matéria de capa sobre o "Cala a boca, Galvão!". Sinceramente, eu não sei se ele é chato ou não, porque não tenho o privilégio de ouví-lo. Nunca ouvi Galvão Bueno, porque quando ele surgiu eu já estava surdo. Sei que ele é chato, arrogante e que comete muitas gafes porque eu participo de comunidade de F1 no Orkut e o pessoal não deixa barato; gafe dele no domingo de F1 é repercussão certa na segunda-feira. A força da internet é incrível mesmo! Retwittado à exaustão, o "Cala a boca, Galvão!" teve até comentários do próprio, dizendo que levava numa boa a brincadeira dos internautas. Conversa fiada! Quando uma faixa com a famosa frase apareceu no estádio no jogo de estréia da seleção brasileira, a Globo solicitou à Fifa a retirada da mesma. Quem conhece a figura já disse que o mesmo ficou uma arara com o fato. E no domingo, quando eu penso que o Fantástico vai reprisar os melhores momentos, os dramas dos machucados, a violência da Costa do Marfim, eis que resolvem insistir em outra coisa: Dunga, na entrevista coletiva, xingou entredentes, um repórter da Globo. A Globo não informava qual era a ofensa, só dizia que o treinador usou palavras de baixo calão. Caramba, pensei, o Dunga mandou o repórter para a pqp. E logo depois, o repórter Tadeu Schimdt, lê uma papagaiada que diz, entre outras coisas, que os palavrões não condiziam com o cargo que o treinador ocupava. Tudo contra o Dunga, um blábláblá danado contra a atitude do treinador e pouca coisa sobre a importante vitória, que colocou o Brasil nas oitavas antes de todas as outras seleções. A Globo tenta desmoralizar o técnico e sabe o que acontece na segunda-feira? O "Cala a boca, Galvão!" é superado pelo "Cala boca, Tadeu Schimdt!". A tentativa de jogar a torcida brasileira contra o técnico não dá certo, a maioria fica do lado do técnico. Mesmo ele não sendo unanimidade como treinador, no quesito Dunga x Globo, a opção é ficar contra a Globo, pois o pessoal não é bobo, sabe que tem mutreta por trás. Uma enquete no portal Uol pergunta "De que lado você está na guerra entre Globo e Dunga?". Quase 80% está com o treinador. É de morrer de rir mesmo! A Globo acreditou que ia fazer a cabeça da torcida brasileira e deu no que deu. Pior, já estão retwittado "Dia Sem Globo" (#diaSEMglobo). Os internautas estão propondo boicotar o canal durante a próxima sexta-feira, dia 25. Assistir o jogo do Brasil em qualquer outro canal, menos na Globo. A capa do jornal impresso Globo, de hoje (ontem) 22 de junho, traz manchete dizendo que CBF teme punição a  Dunga por causa de palavrões. Só que a punição não deu em nada (outra bola fora da Globo). A Fifa alegou que não tem porque punir o treinador. E na internet foi possível saber o que o Dunga xingou entredentes... quáquáquá... ele chamou o repórter da Globo de "cagão"! Ah, não! E eu pensando que a briga era séria, que o Dunga tinha realmente xingado, mandado o repórter para a PQP ou VTNC. Nada disso! Cagão nem pode ser considerado palavrão... Mas, então, vamos pesquisar e ler direitinho sobre esta história e descobrir que a briga é por causa das regalias que a Globo tinha e que perdeu. Dunga não permite entrevistas exclusivas para a Globo. Não deixa a Fátima Bernardes entrar no busão da seleção e se tornar novamente "musa da copa". E isto a Globo não aceitou (nem noticiou, claro). E tome bordoada no técnico! Só que hoje em dia, com internet, as coisas caminham de outra maneira... Veio o "Cala a boca, Galvão!", depois o "Cala a boca, Tadeu Schimdt!", agora é o "Dia sem Globo!" e se preparem que o "Cala a boca, Globo!" também já está a caminho.Como eu disse... só rindo mesmo! Esse é o nosso Brasil!

Um comentário:

  1. Olá! Meu nome é Priscila Festa e sou bolsista da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, PR. Estou desenvolvendo minha dissertação de Mestrado em Distúrbios da Comunicação em “Surdez e Internet: Análise de discursos de surdos no ambiente virtual”, e estou pesquisando sobre discursos de surdos na internet. Já visito seu blog há alguns meses, o que me inspirou para fazer essa pesquisa, e gostaria de saber se você concorda quanto ao fato de eu, como pesquisadora, analisar este blog. Sua participação é muito importante. Para saber mais detalhes, entre em contato via e-mail (pesquisadorapriscila@gmail.com) e acesse meu blog de pesquisa (www.pesquisandoblog.blogspot.com), lá consta meu projeto de pesquisa sobre a dissertação. A seguir, será enviado um Termo de Consentimento, no caso de você concordar com que seu blog faça parte da amostra.

    Muito obrigada e parabéns pelo blog! Mestranda Priscila Soares Vidal Festa, UTP.

    ResponderExcluir

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.