quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comemorar derrota de rival?

Quem levantou a bola foi o Domingos Sávio Baião, que escreve para o jornal O Tempo. Aqui em Minas os rivais, Cruzeiro e Atlético vivem muito mais da rivalidade do que das conquistas. No mais recente "confronto" houve foguetório quando o Atlético perdeu para o Santos e o Cruzeiro para o São Paulo, respectivamente pela Copa do Brasil e Libertadores. O que eu acho mais engraçado ainda é que, no dia seguinte às derrotas, torcedores vestem a camisa do time. O Santos ganha, o cruzeirense sai com a camisa do Cruzeiro. O São Paulo vence, o atleticano sai com a camisa do Atlético. Dá vontade de chegar para estes torcedores e perguntar:
- Mas, não foi o Santos/São Paulo que ganhou?
De uns tempos para cá, comemora-se muito mais as derrotas dos rivais do que as próprias conquistas. O Cruzeiro ganhou o Campeonato Mineiro ano passado, o Atlético ganhou esse ano. Ah, não, tenha a santa paciência, o Campeonato Mineiro não causa nenhum entusiasmo, afinal, todo ano tem, todo ano Cruzeiro e Atlético participam e todo ano são favoritos. Se não ganhou este ano, ganha ano que vem ou daqui a dois anos, mas ganha, porque é favorito, com time bom ou ruim.
Antigamente, quando os adversários perdiam, um silêncio sepulcral imperava por toda a cidade. Não havia foguetório, nem carreata.
Eu já disse que sou cruzeirense. Sempre torci contra o Atlético. É normal em todo torcedor, se o rival está jogando, claro que vamos torcer contra. Mas nunca, jamais, comprei camisa de time que venceu o Atlético ou saí comemorando a derrota atleticana. No máximo tirava/tiro, um sarro dos amigos atleticanos no outro dia.
Estão desvirtuando a noção do torcedor, que é torcer para o SEU time, comemorar as conquistas/vitórias do SEU time. Porque não existe maior absurdo que torcedor comprar foguete para comemorar derrota de rival.

Um comentário:

  1. Amigo, isso deve-se ao fato da falta de títulos. Este comportamento é mais típico da torcida atleticana por ficar longos anos sem titulos de nivel nacional ou internacional. Assim sempre "secam" o rival, mas os cruzeirences já estão aderindo a moda tbm. De tantos "quase" capeão com empolgação exagerada do rival. Até mesmo com um misto de "vingança" o cruzeirence passa a comemorar as derrotas do Galo.

    Everaldo

    ResponderExcluir

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.