segunda-feira, 3 de maio de 2010

As diferentes identidades surdas - Parte II

Eu já fiz palestras no Dia dos Surdos e utilizei a expressão deficiente auditivo. Apesar de que, em Libras eu utilizei o sinal de surdo. Eu falo e faço os sinais ao mesmo tempo. Qual não foi minha surpresa quando no outro dia um colega surdo (ele já é quase surdo-cego, instrutor de Libras e membro da banca de avaliação dos intérpretes de Libras) me cumprimentou rindo:
- "Você DA" - em Libras, o sinal de "você" e as letras DA, usando o alfabeto manual.
Não entendi de primeira, devido ao contexto da frase em português "Você da" e perguntei o que?? Ele repetiu, e percebendo que eu não estava entendendo escreveu o significado de DA, "Você Deficiente Auditivo". Me irritou o riso de deboche. Mas, é o que ocorre com a comunidade surda. Como eu sou surdo e falo normal, como eu falo português e Librras fluentemente, fui convidado para a palestra e ele não. O que ele faz? Procura desmerecer minha participação nas festividades do Dia do Surdo porque uso a expressão Deficiente Auditivo. Eu sou calmo, tranquilo, apesar de ficar muito chateado com a ironia, respondi rindo:
- Eu surdo profundo. Escuto nada, nada. Zero. Eu DA não. Você escuta pouquinho? Você DA. - em Libras e nem precisa da tradução em português porque dá para entender.
Apesar de estar rindo, meus olhar era de raiva e ele percebeu. É uma característica muito boa de nós surdos, a capacidade de interpretar as expressões faciais. Ele riu descontraidamente e fez o sinal de brincadeira.
Mas, são estes pequenos entreveros entre surdos que tornam a comunidade surda uma das mais desunidas.
Os surdos oralizados, infelizmente, em sua maioria não aceitam a Libras e não aceitam os surdos que se expressam mal em português. Consideram a Libras um retrocesso, um estereótipo do surdo ignorante. Têm um preconceito muito grande em relação aos surdos não oralizados. Esquecem que nem todos tiveram a oportunidade deles, a estrutura familiar e as condições para aprenderem o oralismo. Ora, um surdo pobre, com pais que mal sabem ler e escrever, dificilmente terá oportunidade de aprender português corretamente e de praticar oralismo. A influência familiar para o aprendizado do português e oralismo é muito importante. Porque é ali, desde a infância que o surdo oralizado vai aprender a escrever corretamente, principalmente com a mãe corrigindo todas as vezes que ele escrever ou pronunciar uma palavra errada.
Esta questão se reflete também nos textos. Um surdo oralizado, um surdo como eu (híbrido), têm preferência por traduções em texto e não Libras. Se é uma entrevista, um filme, novela ou jornal, o texto é muito mais prático que a Libras. Mas, diferentemente dos surdos oralizados, numa palestra em auditório eu solicito o serviço de um intérprete. O oralizado não; ele prefere ler diretamente nos lábios do palestrante. Há diferenças também em relação ao intérprete. Eu prefiro o intérprete que fala ao mesmo tempo que traduz em Libras. Porque eu vou complementando com uma e outra língua. O que não pego em Libras, leio nos lábios do intérprete e vice-versa.
Quando digo que a comunidade surda é a mais desunida, dou como exemplo eleições de deficientes. São eleitos, com votos maciços de sua própria comunidade, cegos e cadeirantes. Porém, não temos surdos eleitos (aqui em Belo Horizonte).
Muitas vezes, em discussões pela net, eu e alguns outros surdos tentamos apaziguar os ânimos exaltados dos que apóiam e dos que odeiam Libras. Sempre repetimos que "somos todos surdos, irmanados na mesma deficiência! Não tem porque ficarmos nos agredindo!".
Esta sim, deve ser a luta dos surdos, paz e união entre todas as diversas Identidades Surdas.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

2 comentários:

  1. Este é o primeiro texto que leio do teu blog e já tenho vontade de elogiar. Me perguntei por qual razão não há nenhum comentário por aqui. Isso teria algo a ver com um acesso restrito dos surdos às oportunidades de educação formal e meios de comunicação?
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não. Muitos surdos estão inseridos nas mídias sociais, Orkut e Facebook, e na educação, ATUALMENTE, temos universitários e professores surdos. O meu blog não tem muitos acessos, rsrs, e não trata somente de questões dos surdos. Muito grato pela participação.

      Excluir

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.