segunda-feira, 3 de maio de 2010

As diferentes identidades surdas - Parte I

O que une a maioria dos surdos não é a surdez e sim sua identidade surda. São diversas identidades diferentes, grupos de surdos diferentes. Os estudiosos da cultura surda citam diversas identidades de surdos, não somente as mais comuns, que são o surdo e o surdo oralizado. Quando se diz surdo oralizado não é o surdo como eu, que fala normal, mas é 100% surdo e sim o surdo que nasceu surdo e aprendeu a falar através do oralismo, sem ter contato com a língua gestual (Libras). São diversas identidades surdas, sendo a mais comum a Identidade Surda, a Identidade Surda Híbrida e a Identidade Surda de Transição
Para um melhor entendimento do que são as Identidades Surdas clique nos links para ler sobre As Identidades Surdas e um texto mais completo sobre a cultura surda do NAI, da PUC.
Identidades Surdas (Gladis Perlin)
NAI - PUC - Notícias (Érica Macedo)-(o texto sobre as Identidades Surdas está quase no final).
O que mais me entristece em todo este imbróglio é que alguns surdos não aceitam outros surdos. Alguns surdos oralizados não aceitam surdos que usam a Libras. E alguns surdos que usam Libras não aceitam alguns oralizados. Eu convivo bem com todas estas identidades surdas. Minha identidade surda é a Híbrida, surdos que nascem ouvintes e posteriormente, por motivo de doença ou acidente, se tornam surdos. Esta é a identidade que mais pacificamente convive com todas as outras. E que também são chamados de surdos oralizados. Os surdos oralizados, da Identidade Surda de Transição nem sempre passam do mundo auditivo para o visual. São surdos que se orgulham de seguir todos os princípios dos ouvintes e que utilizam o máximo de tecnologia que possam torná-los ouvintes (IC (implante coclear), AASI (aparelho auditivo)) e rejeitam a Libras.
É importante ressaltar que em todas as identidades há exceções. Conheço surdos oralizados que não utilizam Libras, mas que convivem em harmonia com surdos que utilizam. E conheço diversos surdos da Identidade Híbrida que detestam Libras e não aceitam este método de comunicação. Porém, os textos não vêm com um "a maioria" e eu não vou ficar retificando que nem todos os surdos de uma identidade são estritamente como espeficificados.
Eu tenho o hábito de falar e escrever deficiente auditivo. É um hábito enraizado, uso esta expressão há anos e nunca me incomodou. Porém, incomoda os surdos da Identidade Surda, pois eles preferem ser chamados de surdos. Eu sou indiferente a isto, para mim, tanto faz surdo como deficiente auditivo. Não considero deficiente auditivo um termo pejorativo. Cientificamente eu sou surdo e alguns colegas meus, surdos que usam Libras, são na verdade, deficientes auditivos, porque eles tem algum grau de audição e eu não. Eu acho que este tipo de discussão não acrescenta nada à cultura surda. A denominação não é o que interessa. Ser chamado de surdo ou deficiente auditivo não vai modificar nada no meu viver. Como eu disse, há exceções para todos os casos. Se há oralizados intransigentes com a Libras, também há surdos que ironizam os surdos que utilizam a expressão deficiente auditivo. Tanto que criaram as iniciais DA para identificar o surdo considerado deficiente auditivo.

2 comentários:

  1. Nossa muito interessante este artigo, não fazia ideia que existia essas diferenças.
    Estou estudando sobre o assunto e aprendendo muito.

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas usam a palavra surdo pra insultar. "Ei, tá surdo, seu ***?
    Então "deficiente auditivo" apareceu como substituto.

    Assim como alguns falam: "Não olha por onde anda? É cego, idiota?"
    Aí algumas pessoas acham que "cego" é palavra ofensiva e usam "deficiente visual".

    Também tem um eufemismo, e eufemismos geralmente são horrorosos, mas nesse caso se refere aos aleijados. É o tal "cadeirante". Esse é horrível. Pensando racionalmente, o que seria cadeirante? Uma pessoa que está numa cadeira. Posso me sentar pra ver televisão, pra ver um filme num cinema...pra tantas coisas. Então todo mundo é cadeirante.
    Mas inventaram de "cadeirante" ser aquela pessoa que não pode andar. Um eufemismo dos piores. Além de não tratar o problema com naturalidade, --e dificuldade ou impossibilidade de andar É UM PROBLEMA --o falante acredita que evitando a palavra verdeira, vai ajudar na diminuição do preconceito. Não vai. A deficiência é um fato, e se alguém é ignorante e discrimina, assim será independente da palavra que usem.

    Eu chamo cego de cego, surdo de surdo, aleijado de aleijado(ou deficiente físico), negro de negro, branco de branco etc. Se alguém usa essas palavras pejorativamente, é outra história. Não é culpa minha.

    ResponderExcluir

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.