sexta-feira, 19 de março de 2010

Não adianta reclamar (camisa rosa dos atleticanos)

Sou cruzeirense, sem fanatismo. Capaz de debater numa boa com meus amigos atleticanos. Aliás, muitos deles preferem discutir futebol comigo justamente por isso. Sou realista, lembro que o Atlético já teve uns times bons mesmo, que me matavam de raiva.
Foi o Cruzeiro, através do goleiro Raul, que coloriu as camisas dos goleiros. O amarelo até se tornou uma terceira cor da torcida azul. Foi daí também por causa desta camisa amarela, quando os goleiros usavam cinza ou preto, que o Raul teve sua sexualidade colocada à prova.
Sempre vi o Atlético como o time preto e branco, as demais cores jamais combinaram com o clube. A camisa preto e branca é inconfundível. Pode até parecer com de outros times, como o Botafogo, por exemplo, mas se você vê uma pessoa com uma camisa preto e branca aqui em Minas, não tem erro, é camisa do Atlético. Hoje passam por mim muitos atleticanos com a camisa preto e dourado mas, sinceramente, o uniforme não me traz a lembrança do rival Atlético. Fica a impressão que é de outro clube.
E isso tudo que escrevi, para dizer o que? O Atlético lança uma camisa rosa, cria uma polêmica fenomenal. Consegue ser notícia no Brasil inteiro. Aqui em Minas ninguém lembrou mais que o Cruzeiro enfrentou a seleção da África do Sul e que o Atlético perdeu para a Chapecoense. Entro na comunidade do Cruzeiro, no Orkut, e só dá tópico de gozação sobre a camisa rosa. Cheio de links para a comunidade do Atlético, que está metade a favor e metade contra a camisa rosa (eles que dizem, mas parece que a maioria está contra). Não tem jeito, não tem perdão. A criatividade do pessoal é fogo.
- Azul é Raposa, verde é Coelho e rosa é Galôôôô...
- A lagoa da Pampulha tem dois lados: o AZUL e o  ROSA.
- Tem que ter muito orgulho para usar rosa: orgulho gay.
- Se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal, é porque o atleticano está usando a rosinha.
Como disseram; em matéria de marketing, foi um tiro dentro. Em matéria de história clubística foi um tiro no pé. Torcedores mirins, que definem cores de acordo com o berrço, sabem muito bem que azul é a cor dos meninos e rosa é a cor das meninas.


Eu sei que os atleticanos mais antigos, mais conservadores vão ficar "roxos" de raiva com essa história. Não é para menos... mas...

Não adianta reclamar... porque isto é criação do próprio Atlético!
 Acrescentando...
Um dos argumentos mais utilizados pelos defensores da camisa rosa atleticana é que a maioria dos homens tem uma camisa rosa no "armário". Bom, no armário eu não tenho não, que eu não guardo roupa em armário e sim no guarda-roupa. Só que a camisa rosa que tenho é uma camisa SOCIAL, de mangas longas, botões, etc. NÃO tenho camisa rosa pólo, nem camiseta rosa, NEM CAMISA DE CLUBE rosa. Porque não é a questão da cor rosa associada à roupa e sim a cor rosa associada ao Atlético Mineiro! É isso que o pessoal não quer entender. Os atleticanos que se posicionaram contra a camisa estão reclamando justamente disso: não é a questão da cor rosa em camisas masculinas, que hoje em dia isto é normal. O que eles querem saber é o que a cor rosa tem a ver com o Atlético? A crítica, as gozações, ironia, está relacionada ao futebol. E em relação ao futebol, as brincadeiras de ironizar a masculinidade dos adversários, NO FUTEBOL, o Atlético superou todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.