quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fritando ovo de madrugada

Chegamos em casa de madrugada, após uma romaria pelos bares de BH, eu e meu amigo Luizinho, resolvemos jantar. Já passava de 2 h da madrugada, mas estávamos com fome. Na cozinha, percebo que só tem arroz e feijão. Resolvo:
- Vamos esquentar o arroz e feijão e eu vou fritar um ovo.
Frito o meu ovo, coloco no meu prato e percebo o Luizinho parado:
- Frita um ovo para você também, Luizinho.
Minha mãe sempre me ensinava alguns macetes da cozinha. Ainda que eu não seja um expert, coisas básicas, como fazer café, fritar ovo, eu sei muito bem. Meu amigo Luizinho, pega o ovo e percebo que ele não sabe como quebrar o ovo.
- Bate aí na quina do fogão, meio devagar.
Ele bate duas, três vezes, o ovo sequer trinca. Na quarta vez, espatifa o ovo. Começamos a rir.
- Psiu! Minha mãe está dormindo... Pega outro ovo!
Ele pega outro ovo, a mesma dificuldade de trincar o ovo. Quando consegue e vai abrir o ovo, esmaga toda a casca entre os dedos, metade cai na frigideira e metade no fogão. Percebi que ele nunca havia fritado um ovo na vida. E justo após algumas cervejas, quando estávamos mais pra lá do que pra cá, ele tenta aprender. Eu estava rindo, peguei outro ovo na geladeira e joguei para ele:
- Segura aí, ó!
Ele não consegue segurar e o ovo espatifa no chão. Já eram três ovos perdidos. Eu estava tentando segurar o riso para não acordar minha mãe ou minhas irmãs.
- Jairo, frita esta porcaria de ovo para mim, senão nós não jantamos hoje!

No outro dia, após os serviço, à noite, eu e o Luizinho íamos saindo e minha mãe pergunta:
- Aonde vocês vão?
- Ali, jogar sinuca, mãe. A gente não demora.
- Tudo bem! Mas, pelo amor de Deus, se vocês voltarem muito tarde façam o favor de não inventar de fritar ovo, que vocês sujaram minha cozinha tudo ontem. Tinha ovo pra todo lado, no fogão, no chão, na pia.
Eu e o Luizinho desatamos a rir.
- O Luizinho que não sabe fritar ovo, mãe!
- Vocês chegam de madrugada, de fogo e ainda inventam de fritar ovo??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.