domingo, 17 de outubro de 2010

Tempos bons que não voltam mais (3)

Estas canetinhas faziam parte do material escolar da maioria dos estudantes. As canetinhas Sylvapen foram um grande sucesso na época

Havia diversas embalagens, com quantidades diferentes.

Eu usava estas canetinhas para fazer minhas revistas em quadrinhos, nos anos 70. A vantagem destas canetas era a ponta fina, muito útil para qualquer tipo de enfeite.

Só a embalagem em caixinha que era um problema. De longe parecia (sem tirar nem por) um maço de Marlboro.

Na época eu estudava no Instituto Santa Inês e as responsáveis pelo instituto eram as freiras do Colégio Monte Calvário. Lembro da Irmã, que era Vice-Diretora chamando o meu colega:
- Adão, vou informar sua mãe que você está fumando e trazendo maço de cigarro para a escola. Sem contar que você poderá levar uma suspensão de 15 dias.
Eu e o Adão tínhamos 14 anos na época e realmente fumávamos escondidos, mas somente fora do colégio. Mas, nunca compramos maço de cigarro, pois nem eu, nem ele, levaríamos maço para casa. Por isso, o Adão respondeu meio que provocando:
- Qual é, Irmã! Onde que a senhora viu eu com maço de cigarro? - O Adão tinha surdez moderada, possibilitando ouvir uma conversação e respondia quando o chamavam (de perto).
- Eu vi o Jario te entregando um maço de cigarro aí, agora. Você guardou na sua pasta!
As Irmãs eram tão rigorosas, nos deixavam temerosos de tudo, que não percebemos o que estava ocasionando o engano.
- Eu??? - a Vice-Diretora já havia me colocado de castigo umas três vezes, devido as peraltices que eu aprontava e eu só queria evitar outro horário na sala dela. (Esclareço que, apesar de muito bagunceiro, eu sempre fui excelente aluno. Não tirava notas baixas e tinha um aproveitamento acima da média.)
Numa pequena pausa entre a acusação e o medo que nos impedia de raciocinar direito, lembrei que pouco antes eu entregara a caixinha de Sylvapen para o Adão e lembrei também que eu já tinha comentado com ele que parecia um maço de Marlboro.
- Ah, é a caixinha de canetas. Mostra pra Irmã, Adão, a caixinha de Sylvapen.
O Adão abriu a pasta e exibiu a caixinha para a Irmã. Ela riu e disse:
- Ah, bom...
E eu provoquei:
- Como a senhora sabe que a caixinha parece um maço de cigarro, Irmã? A senhora já fumou Marlboro?
A Irmã ficou séria:
- Jairo e Adão, já para a sala!
Fomos caladinhos. Mas eu comentei entredentes para o Adão.
- Aposto que já fumou sim! Escondido lá na clausura dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.