terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Confusões que eu apronto comigo mesmo.

Surdez é uma deficiência não visível. As pessoas não sabem que sou surdo, até que falem comigo. No meio da multidão sou considerado uma pessoa normal. E muitas vezes as pessoas conversam comigo e eu não entendo nada do que dizem. Elas praticamente conversam sozinhas. Duas, no máximo quatro, frases soltas, que eu não respondo e fica por isso mesmo. Porém, há os que perguntam algo (eu consigo "ler" o tom de interrogação nos olhos da pessoa) e eu respondo "não sei". Quando estão somente comentando sobre algo, eu fico concordando com a cabeça, com expressão de desinteresse, o que faz a pessoa interromper o monólogo. Não informar que sou surdo é uma forma de evitar que a pessoa fique e me deixe constrangido. Porque eu falo normalmente e para muitos ainda há a associação de SURDO e MUDO. Embora muitas vezes eu utilize a frase: "desculpe, eu não escuto", na maioria das vezes que percebo que é uma pergunta, eu respondo "não sei".
Há ocasiões que o "não sei" acaba causando constrangimentos para mim mesmo. Estava chegando em casa, desci do ônibus e uma moça me perguntou:
- O senhor poderia me informar... uma ....perto?
Por mais que eu tenha me esforçado para tentar ler toda a frase, não consegui compreender o que ela desejava saber. E respondi com o inevitável "não sei". Fui em casa, troquei de roupa e decidi ir comprar pão. Ao entrar na padaria e cumprimentar a moça do caixa e algumas balconistas (afinal, já resido no bairro há mais de 8 anos), quem eu vejo fazendo um lanche? A moça que tinha solicitado uma informação na hora que eu desci do ônibus. Pelo modo como ela me fuzilou com os olhos, na mesma hora traduzi perfeitamente qual foi a pergunta que ela fez:
- O senhor poderia me informar onde tem uma padaria aqui perto?
Comprei os pães e saí rapidinho, sem olhar novamente para a moça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.