terça-feira, 20 de outubro de 2009

Revistinhas que eu fazia


Criava, desenhava, editava, corrigia, fazia as capas, coloria as capas e só não distribuia porque não encontrava condições de publicação. Hoje, com o advento da internet, do scanner, dos arquivos pdf, estou tentando passar ao menos uma das minhas revistinhas para pdf. E postar aqui no meu blog, com liberdade para que copiem, imprimam e leiam. A Turma Gep foi minha melhor criação, pois não era clone de nenhuma outra revista. Três amigos, que têm um clube, uma turma rival e as artes marciais que eles praticavam. Brigam muito, mas quase todos, mesmo os rivais, são do bem. Os "maus" querem apenas tomar o clube dos "heróis". Meu maior erro foi seguir a linha humorística quando criei a turma, em 1973. A pior das consequências foram os nomes do heróis, apelidos que penei para dar uma explicação lógica. GEP é apenas as iniciais de Guigu, Espanholo e Poca. Os rivais, Rivão, Potoca e Moleza. Quando eu passei a elaborar melhor as histórias, a criar personagens coadjuvantes fortes, a maioria ganhou nomes corretos, ou pelo menos apelidos mais lógicos. Alfredo, Chicão, Bingo, Luciana, Marcelino e não podia faltar um mestre nas artes marciais: Jen Lee, um rapazinho chinês radicado no Brasil. A história que estou tentando passar para pdf é Nick Violeiro, um garoto violeiro que se envolve com a Turma Gep. É muito complicado passar para pdf, pois tenho que scanear página por página, apagar os textos dos balões escrito a mão e digitá-los. O texto fica menor, tenho que readaptar as falas para os balões não ficarem muito grandes para pouco texto. É uma história com mais de 20 paginas (em formatinho) e eu só já consegui trabalhar umas 5 páginas!!


Por causa das revistinhas que eu fazia foi que minha irmã Vera falou que eu devia ter um stand no FIQ. Hahahaha... Talvez, se lá houvesse stand de amadores, eu pegasse uma ponta. Meus quadrinhos são amadorísticos, eu desenho direto, não faço um rascunho, meus personagens carecem de melhor características, etc, etc. Mas, para um amador, está bom. E também, eu sempre desenhei por gosto de desenhar. Era uma forma de passar o tempo, um hobby muito bom e relaxante.

Apesar da violência, as turmas não utilizavam armas. Somente lutavam entre si, utilizando golpes de artes marciais.

Esta foi minha produção mais longa. Eu desenhei mais de 25 revistas da Turma Gep. As últimas foram as mais elaboradas, inclusive utilizei papel sem pauta. Porque eu fazia as revistinhas em papel pautado, de caderno brochurão. Como eu disse, desenhava por diversão e jamais imaginei que um dia poderia publicar minhas revistas em algum lugar. Naqueles tempos sequer se sonhava com internet. O mais próximo de publicar seria cópias xerox, com os textos escritos a mão mesmo. Porque, fazer os textos com a máquina de escrever era um horror. As letras da máquina de escrever consumiam muito espaço e era muito difícil "acertar" a posição do carro (hehehe, carro da máquina de escrever, viu!) no início do balão.

Clique nas imagens para visualizá-las em tamanho maior. Ctrl - (para menos zoom) ou Ctrl  + (para mais zoom)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.