sábado, 3 de outubro de 2009

Alô, Rio de Janeiro, aquele abraço!!


"O Rio de Janeiro continua lindo... O Rio de Janeiro continua sendo... O Rio de Janeiro, fevereiro e março...", assim começa a música do Gilberto Gil. Música que eu ouvi e que se adapta à comemoração da vitória para sede das Olimpíadas de 2016. "Alô, Rio de Janeiro – aquele abraço! Todo o povo brasileiro – aquele abraço!". Foi uma conquista do nosso país, em especial do Presidente Lula, que batalhou muito para conseguir esta vitória. Quem gosta deste nosso Brasil se emocionou, achou muito bom que o Rio ganhasse. Lá no meu serviço, na hora do almoço, entrei na internet para saber o resultado. Pouco antes do almoço eu tinha comentado com meu colega que Chicago era a favorita. Pelo menos era o que a mídia andava dizendo. Ledo engano, foi a primeira eliminada. Depois Tóquio. A disputa ficou entre Madri e Rio. Vem aquele aperto de torcedor: "pôxa, se era para ser eliminada, que fosse eliminada de cara e não agora, no final!". A internet demorou um pouquinho (uns 2 minutos) para que o resultado fosse publicado por um site. Então eu li: Rio de Janeiro é a sede das Olimpíadas de 2016. Abri um largo sorriso, me emocionei mesmo. Mostrei para outro colega que havia perguntado antes como estava a votação. A chefe do setor também viu e disse:
- O Rio ganhou! Lula é mesmo o cara!
Meu outro colega mais velho chegou e já estava até planejando ir para o Rio em 2016, trabalhar nas Olimpíadas. Disse que, como estamos no setor cultural do município, tínhamos boas possibilidades de ir trabalhar lá. Que as inscrições seriam abertas e que nós deveríamos nos inscrever. Que eu, como deficiente auditivo, poderia participar de recepção a deficientes. Ele realmente é um cara animado! Eu ri:
- E como vamos justificar a ausência de mais de meio mês? - as olimpíadas duram em média duas semanas.
- Ah, que isso, estaremos fazendo um trabalho cultural, a gente justifica numa boa, a gerência abona!
Eu ri. Meu colega é mesmo muito otimista.
Eu disse a ele também que é muito bom ver os brasileiros aplaudindo as conquistas do Brasil. Que não podemos ter vergonha de ser brasileiros. Que patriotismo é bonito sim. Que a mídia é antipatriota e fica sempre contra o país. Só passa a comemorar depois que o país ganha e não tem mais jeito. Também não concordo com o blábláblá de que o dinheiro gasto deveria ser utilizado nisto ou naquilo. Eu acho que uma coisa não tem nada a ver com outra. Não é porque vai INVESTIR (e não gastar, como diz a mídia) muito dinheiro no Rio que neste momento devemos nos preocupar com as mazelas deste país em contraponto às olimpíadas. Segurança, educação, saúde, entre outras, são questões bastante relevantes, mas a discussão destes temas não pode envolver as olimpíadas. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
O momento é de comemoração e de parabenizar o nosso país.
"Alô, Rio de Janeiro – aquele abraço! Todo o povo brasileiro – aquele abraço!".
Parabéns, Rio! Parabéns, Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.