segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tropa de Elite e o Ibope

A Rede Globo, politicamente é um horror, pois para ela o Brasil está atrasado, quebrado, falta tudo e o governo não faz nada certo. Mas, afora a política, reconheço o esforço da emissora em colocar Closed Caption em seus programas, beneficiando os deficientes auditivos. Ontem, com espanto, percebi que o Esporte Espetacular estava com legendas! E logo depois, o Programa do Didi, também com legendas. Lembrei, com nostalgia, que assisti Os Trapalhões durante anos, quando ainda ouvia e mesmo depois que fiquei surdo continuei acompanhando o programa, independente da dificuldade de compreensão de muitas esquetes. Devido à política, e principalmente devido à proximidade das eleições, não assisto aos jornais da Globo. Assisto o Fantástico, em parte, pelos gols da rodada e também pelas matérias sobre a natureza (o lagarto caminhando sobre as águas é uma imagem marcante).
Estava aguardando os gols e surgiu a reportagem sobre o filme Tropa de Elite 2. Passam algumas cenas do filme, as gravações na favela, o Capitão Nascimento que agora é Coronel, o Bope e o Caveirão. Minha esposa adentra o quarto e eu estou rindo alto. Ela se espanta;
- O que que tem de engraçado neste filme cheio de violência, Jairo??
- É que apareceu as legendas Closed Caption do Capitão Nascimento falando ali para a tropa: "Vocês devem se conscientizar que o IBOPE é de extrema importância para a segurança pública"!!

Este é um dos problemas do Closed Caption. Palavras parecidas, mas totalmente fora do contexto. Os programas geradores de caption são de reconhecimento da voz ou de uma pessoa digitando os textos em tempo real.

Quando não estamos em época política eu assisto o Jornal da Globo, que começa meia-noite, às vezes, meia-noite e quarenta e cinco. Acontece muitas vezes, de repente, a legenda desaparece e eu perco a conclusão da reportagem, mas não perco o bom humor e digo para minha esposa:
- O digitador do texto da legenda dormiu...
Algumas vezes creio que dormiu mesmo, apoiando a mão no teclado, pois a legenda mostra AAAAAAAAAAAAAAAA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.