quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A legislação que não resolve

Leio reportagem informando que a Associação dos Surdos do Acre pede a inclusão da Libras na propaganda política. Clique aqui para ler.
Como sempre, é perceptível que a legislação (no caso a resolução nº 23.191, do TSE), não resolve o problema dos surdos. A resolução diz que, em relação à propaganda eleitoral na televisão, deverá utilizar a Libras ou a legenda (partindo do pressuposto que os surdos entendem ambas as linguagens). E a opção será feita pela coligação e partidos políticos. Ora, é claro que os partidos escolhem a legenda, pois basta uma edição do vídeo, ao contrário da Libras, que necessita de um profissional (no caso, o intérprete de Libras). Porque, em relação aos custos, o intérprete é bem mais caro que uma simples edição de vídeo.
O problema já foi discutido anteriormente com partidos políticos, que reclamaram, pois a pequena imagem com o intérprete atrapalha a propaganda que é dirigida também aos ouvintes. Os ouvintes passam a prestar atenção na imagem do intérprete e não captam a mensagem do candidato. Da mesma forma a imagem do intérprete não satisfaz os surdos que não sabem Libras. Os surdos oralizados, os surdos com perda leve, idosos com perda auditiva severa, não entendem Libras e, claro, ficam sem entender o que o candidato está falando.
O "ou" que consta da resolução acaba prejudicando parte da comunidade surda.
Para mim, que entendo Libras e português, a imagem do intérprete é péssima, pois é minúscula, não possibilitando a compreensão correta da mensagem. Mesmo sentando a um passo da tv, fica difícil entender a mensagem. Aqui em MG somente um político do PV tem o intérprete de Libras. Os demais utilizam a legenda. Mesmo a legenda pode se tornar um incômodo, pois alguns candidatos colocam uma legenda minúscula, que também obriga o surdo a sentar quase colado na tv.
A solução ainda está longe do ideal, claro. Deveriam utilizar ambas as linguagens, mesmo sabendo que os marqueteiros têm razão; o quadro com a imagem do intérprete realmente desvia a atenção do ouvinte.
Talvez no futuro criem uma tv que mostrará o intérprete de Libras opcionalmente. Hoje, as tv's saem de fábrica com a opção de "Closed Caption". Mas, ainda temos muitas tv's antigas, sem esta opção. Esta também poderia ser uma opção para a propaganda política na tv (o CC). Mas, ainda levará anos para que isto seja viável. É necessário que todas as tv's em residências do nosso país, tenham a opção de CC. Daqui uns 20, 30 anos, pode ser. Por enquanto, em relação à Libras e a propaganda política, em termos de custos, vigorará a opção pelas legendas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.