quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os esquecidos...

Trabalhei numa gráfica de grande porte durante 9 anos. A gráfica tinha três turnos e eu trabalhei em todos. A maior parte foi no turno diurno. Num período em que escasseou o papel em pacotes, formato 99 x 66 (não me lembro o motivo), eu e o Jack fomos escalados para o horário noturno 1, de 17:30 às 23:00 h, para  desenrolar e cortar papel de bobinas no formato dos pacotes. Nosso setor, expedição e acabamento não tinham outros turnos, somente o normal. Portanto, éramos os únicos naquela parte da gráfica. O chefe do turno ficava junto às rotativas. Gilberto era o nome verdadeiro do Jack. O pessoal da gráfica colocava apelido em todo mundo, alguns poucos escapavam. O Tiãozinho, com quem eu trabalhei no setor de expedição, o nosso chefe, Maurício, o outro chefe, Josué, eram alguns dos que não tinham apelidos. Gilberto era Jack, o Estripador. E os outros colegas do setor, que não estavam trabalhando conosco no horário noturno, eram o Wander, o Ceguinho (óculos mais fortes que o meu), e o Júlio César, Defunto (era branco e muito pálido). Eu, claro, era o Surdo. Havia mais dois deficientes auditivos, o José Penna e o Celso, e um deficiente físico, do setor de manutenção, que usava uma muleta, mas eles não tinham apelidos. Nem  Mudinho e Surdinho, nem Aleijadinho. Como eu já disse em outro post, a deficiência auditiva é a que mais gera satirizações.
Uma noite, eu e o Jack não tínhamos mais serviço, porque o almoxarifado só mandou três bobinas. Terminamos e estávamos a conversar e o Jack me conta:
- Toda hora toca o telefone lá da sala do Sr. Miguel (o chefão, Diretor Geral da área gráfica).
- Quando eu tava no turno normal eu fazia serão até 21 h e muitas vezes o Sr. Miguel ficava aí. Claro que alguns clientes pensam que ele fica até este horário todo dia.
- Uma hora eu vou lá atender o telefone.
- Vai é arrumar confusão atôa.
O Jack sabia o alfabeto manual; aprendeu com o Celso, que era funcionário antigo.
- Será que se ligar - o telefone - ali da sala do Sr. Miguel vai tocar lá na sala do Josué?
- Só se as linhas forem diferentes!
E o Jack inventa:
- Eu vou ligar ali da sala do Sr. Miguel e você atende lá na sala do Josué.
E fomos OS DOIS, cada qual para as respectivas salas. A sala do Sr. Miguel era mais próxima e o Jack já estava lá dentro, eu o vi pelo vidro se aproximando do telefone e LEMBREI:
- Ô, Jack, eu não escuto não, cara!!
Voltamos para nossa seção, rindo.
- Só você mesmo, né, Jack, me mandando atender telefone!!
- Seu fdp, você fica falando normal na minha cabeça, eu esqueci que você não escuta.
Então, ele se deu conta de outra coisa:
- E onde é que você estava indo???
- Estava indo atender o telefone lá. Eu também esqueci que eu não escuto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.