domingo, 8 de agosto de 2010

Deficientes e dependência

Muito se fala na independência dos deficientes. É verdade que nós, deficientes, temos capacidade para uma vida independente dos demais. Nem todos, claro, mas a maioria. São muitas as histórias de deficientes que vivem sozinhos, conquistam sua independência com muita luta, dedicação e afinco. Mas, não devemos esquecer que somos deficientes e que algumas coisas estarão impossibilitadas para nós. Lembro quando eu estava ministrando um curso de Libras e contando aos meus alunos peculiaridades da surdez. Eu disse que o surdo muitas vezes se concentra no que faz e acaba desligado do que está ocorrendo em volta. Brinquei:
- Se eu estiver no banheiro e ocorrer um alarme de incêndio, vocês saem correndo e eu fico para trás. É necessário, sempre, lembrar dos deficientes neste momento e verificar que eles estão a salvo, antes de tudo. Praticamente todos os deficientes vão ter problemas neste caso. Eu fico lá no banheiro, tranquilo, enquanto há o maior pandemônio na escola. O cego, assustado com a gritaria, entra em pânico também e não consegue encontrar a saída. O cadeirante pode até ser mais veloz que os outros, mas não conseguirá descer as escadas e a recomendação em caso de incêndio é não utilizar elevadores. Portanto, por mais independentes que formos, estaremos dependentes sim, em diversos momentos ao longo da vida.
Temos uma boa parafernália eletrônica que nos auxilia no dia a dia. Em outras casas onde morei, instalava luz na campainha, porque muitas vezes ficava sozinho e os filhos ainda eram pequenos. Hoje, não coloco mais luz na campainha porque meus filhos já estão crescidos e muito dificilmente eu fico só. Quando fico só, mantenho o celular do meu lado (o celular, uma invenção muito útil para os surdos). Existe também alarme luminoso caso o bebê chore. O Conselho Municipal de Deficientes daqui de BH está implantando uma forma dos bombeiros atenderem chamados de texto de celular, para emergências envolvendo surdos.
Os deficientes que utilizam aparelhos para sobreviver, normalmente têm gerador de energia, caso ocorra um blecaute. Blecaute também é chato para os surdos, pois além da surdez, ficam sem a visão. O blecaute só nao incomoda os cegos.
Acredito que, independente da deficiência, todos deveriam manter um canal com as pessoas consideradas normais. Não se deve criar uma redoma, crente que não necessitam da ajuda de ninguém.
É muito triste quando alguém morre porque depende de outro e este outro acredita que dará conta de tudo sem necessitar de mais ninguém. Foi o que ocorreu com uma deficiente da Inglaterra, quando sua mãe faleceu inesperadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.