terça-feira, 20 de julho de 2010

Aproveitando da surdez dos clientes...

A surdez é uma deficiência oculta. Enquanto uma pessoa não conversar comigo ou enquanto eu não conversar com outro surdo utilizando a Libras, não é possível saber que eu sou surdo. Mesmo quando o surdo utiliza prótese (aparelho auditivo), a deficiência não é perceptível, pois os cabelos ocultam o aparelho. E alguns surdos, com o aparelho, conversam praticamente normal (os que falam normalmente, claro). Não vendo uma bengala, uma muleta, uma cadeira de rodas, os "normais" não sentem nenhum constrangimento em zombar dos surdos. Muitas vezes, conversando com os colegas surdos em bares, percebemos pessoas de outras mesas às gargalhadas, fazendo mímica espalhafatosa e utilizando os característicos gestos obscenos. Ou fazendo piadinhas em voz alta, sobre os surdos. É incrível! As pessoas, não vizualizando nada que cause pesar, desandam a satirizar a surdez na frente dos surdos. Você jamais verá um "normal" fazendo troça com um cego, diante do cego. Nem fazendo piadinhas com um cadeirante.
Há pessoas que além de satirizar os surdos, abusam. Uma vez, com amigos num barzinho com música ao vivo, o garçom estava preparando a notinha junto à nossa mesa. O gerente aproximou-se dele e disse:
- Cobra o couvert em dobro destes surdinhos.
Deu-se muito mal, pois havia junto a nós uma amiga ouvinte, que trabalha como intérprete. Como ela conversava em Libras também, garçons e gerentes pensaram que todos eram surdos. A nossa amiga levantou-se e apontou o dedo para o gerente:
- O senhor respeite os clientes. Eles são surdos, mas eu não. Cobrar em dobro por que? Pois não vão pagar nada. Eu ia deixar este negócio de couvert para lá, porque eu escuto e estou junto com eles. Mas, depois do que o sernho disse, é melhor zerar o couvert ou o senhor vai ter problemas.
Por esta o gerente não esperava mesmo! Tanto que eu e outros surdos ficamos espantados e perguntamos logo o que estava acontecendo.
- Se eu disser para eles o que o senhor mandou o garçom fazer, o senhor vai ver como é que agem surdos irritados...
Mas, o gerente pediu desculpas, zerou o couvert e ainda deu um desconto de 10%. E se afastou rapidinho, junto com o garçom. Claro, que eu e mais dois colegas, que não somos de deixar as coisas sem entendimento, insistimos para a nossa amiga revelar o que aconteceu. Ela procurou evitar mais confusão e disse:
- Eu conto, se vocês prometerem que não vão fazer nada. Você, principalmente, viu, Jairo?
Eu já estava de braços cruzados, de pé, com cara de poucos amigos. Mas, o jeito que ela falou e pelo que visualizamos da pendenga, concordamos que não faríamos mais nada. Eu até ri. Então ela contou o que houve.
- Certo, neste momento levamos a melhor... Nós aceitamos numa boa a cobrança do couvert mesmo sem ouvir a música. Mas, pagaríamos em dobro, se você não estivesse junto com a gente. O gerente ia se aproveitar da nossa deficiêcia. É isto que me deixa triste mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.