segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os filmes e a realidade


­
No filme 16 Quadras, o jovem negro criminoso, diz que mudará de vida indo para outro estado encontrar a irmã e abrir uma padaria. Como exemplo de que as pessoas podem mudar, mesmo depois de um mau começo, cita dois negros que também estiveram presos e mudaram de vida. Barry White, que foi preso por roubar pneus e na cadeia decidiu mudar de vida (e de amigos) e Chuck Berry, que passou três anos em um reformatório por tentativa de assalto a mão armada. Ambos se tornaram cantores de sucesso.

O Titanic em foto da época (1912)
No filme Titanic, é verdadeira a ordem de salvamento, que segue os padrões da época: primeiro as pessoas da primeira classe, depois a segunda e a terceira classe. Não havia, realmente, botes suficientes para todos e por isso manteram a terceira classe trancada no grande salão reservado à terceira classe, na popa do navio. Apesar de vermos os oficiais ordenando "mulheres e crianças primeiro", não é verdade. As mulheres e crianças da terceira classe continuavam trancadas na popa do navio. Os poucos que se salvaram da terceira classe se rebelaram e procuraram outras saídas pelos labirintos do navio. Se a maioria dos mortos da primeira classe morreram sobre destroços fora do navio, devido à hipotermia, os da terceira morreram dentro do navio, afundaram com ele, presos na área reservada à sua classe social. O percentual de mortes por classe, diz tudo: primeira classe, 39,5%, segunda classe, 58,3%, terceira classe, 75,5%. Justiça seja feita à tripulação do navio, que realmente batalhou para salvar as pessoas e teve o mais alto percentual de mortes, 76,2%.

A série Criminal Minds (Mentes Criminosas) é ficção, mas cita muitos criminosos famosos (Jack, O Estripador, O Zodíaco, entre outros) e nos ensina muita coisa em relação aos criminosos em geral. Normalmente são, sim, pessoas que sofreram muito na infância, abusos, agressões, pressões psicológicas e religiosas, ausências do pai ou da mãe. Estas pessoas seguem sua vida normalmente até um momento em que há uma ruptura e têm início suas práticas criminosas. Muitas vezes os analistas de perfil do FBI detectam o momento crucial que modificou a vida do criminoso. Por isso, mesmo que duas pessoas sofram os mesmos tipos de abusos na infância, uma poderá se tornar uma boa pessoa e a outra não. Uma poderá ter o amparo de familiares, amigos, esposa ou filhos e a outra não ter nenhum amparo, ou se o tem, perdê-lo. Há criminosos que sofreram pressão religiosa e acreditam fazer o que fazem a mando de Deus. Albert Fish, um dos maiores criminosos dos EUA, lia frequentemente a Bíblia. Serial killers são, em sua maioria, homens, mas Aileen Wuornos, era uma prostituta que matava homens. A mãe de Aileen a abandonou e o pai era pedófilo.

No filme, Hasta La Vista, Venha Como Você É, três jovens partem para a Espanha em busca de um bordel. O diferencial da história é que os jovens são deficientes (um cego, um paraplégico e um tetraplégico, com curta expectativa de vida) e o bordel é especial. E, realmente, na Espanha existe um bordel especializado no atendimento aos deficientes físicos. Poucos se dão conta que os jovens deficientes também atingem a puberdade e sentem desejos sexuais. Embora hoje já comece a surgir em outros países bordéis com acessibilidade aos deficientes, isso ainda é muito raro. Os surdos e os cegos não têm problemas, mas é muito complicado para os demais deficientes. Isso nos leva a uma conclusão irônica sobre moral e bons costumes... com os jovens deficientes do sexo masculino tendo um bordel à disposição, mas, e como ficam as mulheres deficientes?
(Infelizmente, o filme Hasta La Vista não ficou muito tempo nos cinemas e sequer esteve em cartaz aqui em Belo Horizonte.)

Estátua de Hachi, em Tóquio
O filme Sempre Ao Seu Lado, mostra a fidelidade canina de Hachiko, Hachi. Na verdade, é uma adaptação da verdadeira história de um cão da raça Akita, ocorrida no Japão, em 1925. Durante nove anos Hachi aguardou o retorno de seu falecido dono, na estação de trem. O cão ficou famoso e há uma estátua em sua homenagem em Tóquio. Os cães sempre nos surpreendem. Lembro do vira-lata Paquito, que em Formiga, foi levado para uma fazenda, de caminhonete, a mais ou menos uma hora e meia da cidade. Incrivelmente, uns quinze dias depois ele fugiu e voltou para a cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.