terça-feira, 19 de junho de 2012

Moedas sociais do Brasil

Eu nem sabia que existiam outras moedas no país. Nós conhecemos o vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, que também são um tipo de moeda, mas, dinheiro mesmo, impresso com papel moeda, não conhecia.
Existe no Brasil mais de 80 tipos de moedas diferentes. São as moedas sociais, emitidas por Bancos Sociais com circulação restrita. Em grandes cidades, normalmente estão restritas a um bairro ou comunidade. Em pequenas cidades, é a moeda corrente. A função das moedas sociais é garantir o crescimento da economia local. Muitas vezes as pessoas recebem altas somas de dinheiro, mas ele não é gasto na comunidade local. As pessoas procuram grandes redes de supermercados, shoppings centers. Com a moeda social restrita a uma comunidade, o ganho é da comunidade, gerando crescimento. Em alguns locais a moeda social é mais vantajosa que o real; os comerciantes dão desconto para pagamentos com moeda social.
A moeda social é paritária com o real. Um maracanã, sabiá, tupi ou palmas equivale a um real.
O Banco Palmas é um dos bancos sociais que trabalham com estas moedas. Também fazem empréstimos, garantindo vantagens para quem solicita valores em moeda social, com juros zero. Emprestam também reais, mas com juros.
Se deseja ler mais, clique AQUI - a reportagem é de 2008.



Utilize as setas <- Anterior ou -> Próximo, para visualizar os slides. Ou > Reproduzir, para reprodução automática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.