quinta-feira, 10 de maio de 2012

Closed Caption

Duas modernidades que facilitaram, e muito, a vida dos surdos: celular e closed caption. A possibilidade de enviar mensagens de texto fez a felicidade dos surdos que dependiam dos outros para telefonar. Já as legendas ocultas (closed caption) permitiram que muitos surdos acompanhassem telejornais, novelas e filmes, compreendendo o enredo. Alguns colegas meus, com leitura labial elevada e surdez parcial, acompanhavam novelas com o som alto e lendo nos lábios dos atores o que diziam. Claro, perdiam muitos diálogos quando os personagens estavam "pensando" ou quando estavam de costas. Nos telejornais acompanhavam quase tudo que os âncoras falavam, até o momento que a reportagem exibia imagens e a voz do locutor em "off". Lembro do meu amigo Elcio assistindo telejornal junto comigo na hora do almoço e, infelizmente, o jornal MG TV não tem closed caption até hoje. Mostraram um acidente de carro ocorrido próximo a Formiga e eu fiquei curioso. O Elcio acompanha o locutor:
- Ele está falando que o motorista estava em alta velocidade e quando fez o contorno para entrar na cidade de Formiga....
Neste momento mudam para imagens do trevo de Formiga. E o Elcio:
- Não sei o que este repórter está falando!!
Rimos muito. Porque o repórter de campo andava e falava ao mesmo tempo. Não dava para ler os lábios dele.

Eis uma boa matéria sobre closed caption:
Closed caption - como funciona (clique para ler a matéria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.