sexta-feira, 2 de março de 2012

O leão da Metro

Eu tive o privilégio de ouvir o leão rugindo na abertura dos filmes da Metro-Goldwyn-Mayer. Minha memória auditiva lembra até hoje de sons do cinema, do gongo quando começava a projeção. Ainda existe isso? As luzes se apagavam, o gongo soava e o feixe de luz da projeção dava início ao filme.
O logo da Metro utilizou mais de um leão, embora sejam todos parecidos.
O primeiro dos leões não ruge. Só olha de um lado para outro.


Eles tinham nomes, eram treinados e alguns participaram de filmes da Metro, principalmente dos filmes do Tarzan. O último é o mais famoso (Leo), quando foi filmado era jovem, por isso tem pouca juba. Esse também participou de filmes e da série Tarzan, para a tv (eu assistia às tardes de sábado, junto com meu primo).
Quando ainda não havia a computação gráfica, as filmagens eram feitas "in loco". O cameraman e o editor de som entravam na jaula do leão. Os leões eram mansos, mas mesmo assim, haja adrenalina.

Dos logos de filmes, realmente o da Metro é o mais famoso, tanto que é o único que eu lembro de sons. E também é o logo que mais permite paródias. Qualquer personagem aparece no logo e imita o leão.
O texto que aparece no círculo "Ars Gratia Arts" é latim e significa "Arte pela Arte" ou "Arte pelo bem da arte".


Eu ia muito ao cinema quando morava em Formiga. Nos domingos havia a sessão matinê e eu ia junto com meu primo e a turma da Rua Custódio José Soares. Assisti a quase todos os clássicos desenhos animados de Walt Disney. Isto, quando ainda ouvia. Depois de surdo continuei fã de cinema, devido justamente a poder compreender a história contada (filmes legendados, claro). Depois, o boom do cinema caiu. Formiga ficou sem seus cinemas (tinha dois). Os filmes passaram a ser assistidos muito mais em vídeo e com o advento do DVD e TV's de mais de 40 polegadas, assistir filmes em casa proporciona uma qualidade muito boa. Sem contar a comodidade. Hoje, a atração são os filmes em 3D, que ainda não assisti nenhum. Esta é uma novidade que tenta atrair novamente o público para os cinemas. Embora TV's com imagem em 3D também já estejam disponíveis no mercado. Ainda voltarei ao cinema para conhecer esta novidade (filmes em 3D). E talvez pergunte à pessoa que for comigo:
- Soou um gongo quando as luzes se apagaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.