terça-feira, 13 de setembro de 2011

O sumiço de minha irmã caçula

Chegando em casa após o serviço, cumprimento minha irmã, que estava sentada à mesa, escrevendo alguma coisa. Ela se volta, meio que assustada:
- Você viu a caçula brincando? - esta minha irmã usava/usa datilologia, que é a escrita das palavras/frases utilizando o alfabeto manual dos surdos (letra por letra).
- Não, por quê?
Minha irmã dá um pulo da cadeira, corre para o quintal, procura a caçula pelos cantos. Não vendo a menina, se desespera:
- Ai, meu Deus! Ela saiu sem me avisar!
A caçula tinha apenas quatro anos, não tinha idade para sair sozinha. Só saia com conhecimento de algum dos mais velhos. Minha irmã quase tem uma crise, abre o portão, olha pra um lado e outro.
- Minha mãe vai me matar se chegar e eu não encontrar a caçula.
- Calma, ela deve ter ido à casa de alguma das amiguinhas dela.
Meu tio vem chegando. Percebe que eu e minha irmã estamos aflitos.
- Que isso? Que aconteceu?
- A caçula sumiu! – responde minha irmã, quase chorando.
Explica que deixou a caçula brincando e que enquanto estava escrevendo a caçula abriu o portão e saiu sem avisar.
- Vamos, vamos! – eu disse. – Eu vou procurar na casa da vizinha da esquerda e você vai para a direita.
Saímos apressados em direções opostas. Fui até o armazém, menos de um quarteirão de distância. A caçula costumava brincar com a filha do dono do armazém. Perguntei se a minha irmãzinha estava lá. Ele não sabia, foi até os fundos perguntar. A casa era acoplada ao armazém. Voltou logo depois informando que a filha dele não estava, tinha saído com a mãe. Agradeci e fui mais alguns quarteirões à frente, olhando para um lado e outro, prestando atenção em todas as crianças do sexo feminino. Nada de nada! Voltei, acreditando que talvez minha irmã já estivesse de volta junto com a caçula.
Meu tio ainda estava no portão.
- Não estava lá. Cadê minha irmã?
- Está vindo ali...
Vinha sem a caçula. Contou que perguntou à costureira e ela disse que não, a caçula não tinha aparecido por lá. Entramos e minha irmã já estava chorando.
- Vou trocar de roupa e vou procurar mais para o centro.
- Vou com você. – eu disse. – O senhor, tio, fica aí, caso ela apareça.
Minha irmã ruma para o quarto e dá um grito (meu tio ouviu e se assustou, por isso sei que minha irmã gritou). Fomos para o quarto e deparamos com a caçula dormindo numa das camas.
Minha irmã sacode a caçula e pergunta, nervosa:
- Onde você estava?
A caçula gagueja:
- Que... que... ?
Minha irmã aponta o dedo em riste para a caçula:
- Você estava fingindo que estava dormindo? Você saiu sem me falar! Onde você foi?
A caçula, os olhos sonolentos, olha para minha irmã, para mim e para meu tio, desnorteada.
- Calma, mana! Ela estava dormindo mesmo! Veja os olhos dela, estão sonolentos de verdade! Lembre-se que o tio ficou no portão enquanto nós procurávamos por ela. Portanto, não tem como ela estar fingindo.
- Mas.. mas..
Eu ri:
- Lembra que quando eu cheguei, eu parei aqui na sala e você me perguntou pela caçula? Quando eu disse que não vi, saímos feito doidos, MAS NÃO OLHAMOS O QUARTO!
Minha irmã meneou a cabeça. Riu:
- É verdade! Provavelmente eu estava concentrada escrevendo e ela passou por mim e foi dormir, sem eu perceber.
Eu, minha irmã e meu tio começamos a rir. A caçula olhava um e outro, com aqueles olhinhos de criança inocente. Talvez pensasse, lá no fundo: “que cambada de doidos!”
-
Publicado no meu antigo blog em 03/08/2008.

2 comentários:

  1. Esta eu conheço. kkk Elizete

    ResponderExcluir
  2. Oi mano. Ri demais lembrando do susto que passamos. Eta Rose custosa. Desde aquela epoca já era dorminhoca. Soraya

    ResponderExcluir

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.