sábado, 30 de julho de 2011

Dizem ser a maior ultrapassagem de F1

Amanhã acontece o 26º GP de Hungaroring. Nesta pista, em 1986, a F1 era outra história. Não bastava saber o comando dos trocentos botões no volante. Tinha que pilotar mesmo o carro, o que os admiradores da F1 chamam de "pilotar no braço". Naqueles anos, Senna estava começando a ficar famoso, a Globo e Galvão Bueno o idolatravam como nunca. Chegaram até a arranjar para ele namorar a Rainha dos Baixinhos, o maior marketing global em relação a um piloto de F1. E Senna corria muito, era realmente um excelente piloto. Com a ajuda do global Galvão ele se tornou uma referência esportiva, chamado de herói brasileiro, ídolo, gênio, espetacular. Não tinha como não gostar do piloto, que repito, era realmente um excelente piloto e tinha um marketing extraordinário. Aquela de mostrar a bandeirinha brasileira nas vitórias era realmente cativante. Se eu não acompanhasse a F1 desde os idos de 1981, quando o Piquet conquistou o primeiro campeonato, provavelmente também seria um torcedor do Senna. Ou "viúva do Senna", como são chamados os torcedores fanáticos do Senna, que até hoje contestam toda e qualquer matéria contrária ao ídolo. Mas, eu já torcia para o Piquet, conhecia o calculista Prost, admirava o Leão Mansell, o inglês que corria feito maluco, cometendo erros que alegravam a F1. Senna para mim era só mais um excelente piloto que surgia.
Quando ocorreu esta ultrapassagem, eu e meu cunhado, torcedor do Senna, assistíamos à corrida juntos. Na primeira tentativa, devido à reta não ser muito longa, Piquet freia no limite e Senna aproveita para fazer o que na F1 é chamado de "X". Enquanto meu cunhado vibrava com a manobra, eu aplaudi e comentei:
- Muuuuito bom!!
Só que Piquet não desistiu. A pista de Hungaroring é uma das mais complicadas para ultrapassar. Na maioria das vezes, quem sai na frente, ganha. Por isso, a valorização da ultrapassagem de Piquet na segunda tentativa. Piquet fez diferente, ultrapassou por fora e para impedir que Senna continuasse no traçado favorável da curva, fez o F1 derrapar nas 4 rodas, tipo drift.
Foi minha vez de vibrar com a manobra. Meu cunhado ficou acabrunhado, calado e estático, fitava a tv sem acreditar no que tinha visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.