quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cuidado! Os trojans estão mais elaborados

Em um post recente falei sobre os trojans ou cavalo de Tróia, que são programas maliciosos que buscam roubar senhas de banco. Normalmente invandem o computador através de e-mails falsos. A maioria das invasões por trojans ocorrem através de e-mails que supostamente seu banco envia, solicitando atualização dos dispositivos de segurança. Vale sempre lembrar que bancos NÃO mandam e-mail para atualizar a segurança. Os dispositivos de segurança são atualizados no próprio site do seu banco. Um gerente de banco somente manda e-mail para cliente caso este solicite alguma coisa (mas isto também é raro, normalmente o gerente solicita sua presença na agência).
São muitos os blogueiros que alertam sobre estes trojans. O pior é que estas pessoas mal intencionadas elaboraram melhor os trojans, vejam só:
Trojan com meu nome e CPF.
A diferença deste para outros trojans é que este tem meu nome e meu CPF (eu apaguei aí na imagem, claro). Pesquisei e descobri que milhares de outras pessoas também estão recebendo este tipo de trojan com o nome e o CPF corretos. Ou seja, conseguiram uma lista com nomes e CPFs e estão enviando os trojans por mala direta. Logo depois recebo outro trojan nos mesmos moldes, solicitando atualização do iToken do Itaú. Na mesma semana recebo dois e-mails do Banco Itaú pedindo para atualizar o iToken, um com meu nome, outro sem. O que facilita a vida das pessoas um pouco mais atentas são justamente estes detalhes. Dois e-mails em pouquissimo espaço de tempo solicitando a mesma coisa. Pede para clicar "no seu nome abaixo", mas não tem meu nome abaixo e sim a palavra "download". E como eles não sabem em qual banco eu tenho conta, recebo e-mails trojans de todos os bancos.
Trojan sem meu nome e CPF.
Descartados os bancos que não tenho conta, mesmo os e-mails que são supostamente provenientes de bancos que eu tenho conta, não caio na onda porque o e-mail veio com meu nome e CPF. Hoje em dia é muito fácil descobrir CPF das pessoas. Ao efetuar cadastro em alguns sites, tenha cuidado com o fornecimento destes dados.
E vale repetir a recomendação: NUNCA clique em links de e-mails supostamente enviados por bancos, tribunais de justiça ou Receita Federal. Não se intimide se constar seu nome e CPF no e-mail e NÃO clique nos links fornecidos, nem faça download do que quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.