sábado, 14 de maio de 2011

Não se deixe manipular


Uma das coisas mais incríveis que ocorreram com o advento da internet foi a possibilidade de ter as informações de diversas fontes. Não era mais necessário ler o jornal ou assistir o noticiário da tv para ter informação fidedigna. E também foi possível um conhecimento ainda maior do que realmente ocorreu há tempos, principalmente por pessoas que estiveram presentes nos acontecimentos. Uma coisa que descobri foi que há manipulação midiática. Citando o fato mais recente, sobre o aumento do preço da gasolina, o que todos alardeavam, baseados nas reportagens de jornais e tv? Que o aumento da gasolina era culpa do governo! Como eu disse, a internet proporciona uma variada gama de informações e o que alguns poucos diziam era que o aumento da gasolina estava restrito aos postos e não às distribuidoras. O governo não tinha aumentado o preço da gasolina nas refinarias. É praticamente o mesmo valor desde 2006. Ocorre que, os donos dos postos, amparados pelos jornais e tvs que alardeavam tão somente a volta da inflação e o aumento abusivo dos preços, confiando plenamente que os jornais NÃO iriam informar à população que os preços nas refinarias eram os mesmos desde 2006. E os jornais, realmente, não tocaram neste ponto. Até que o governo resolve agir e obriga os postos da Petrobrás (os BR) a baixar o preço. Então, temos mais uma manipulação do jornal O Globo, que já tinha esta informação desde terça-feira, mas que só publicou esta notícia na quinta-feira. E por quê? Por que teria que dar a manchete informando que postos Petrobrás, ao cobrar mais barato, forçariam os demais postos a baixar os preços. Consequentemente teriam que dar uma manchete favorável ao governo! O jornal Estado de São Paulo informou corretamente, na terça-feira que os postos Petrobrás iriam baixar os preços e forçar a queda geral.
Outras grandes manipulações:
- Quando a Praça da Sé estava tomada pela população pedindo Diretas Já, a Globo noticiou que o evento era em comemoração aos 430 anos de São Paulo. Atualmente a Globo tenta reescrever a história. Como ela filmava os comícios, mas não noticiava, claro que ela tem o acervo da época. Assim, eles mostram estes comícios procurando dar a entender que a emissora apoiou as diretas.
- O documentário Muito Além do Cidadão Kane conta sobre a Globo, eleições (Collor), militares, mas foi proibido no país após a Rede Globo entrar na justiça contra o documentário. É possível assistir este documentário no youtube e em diversos sites que o disponibilizam. Pena que não tem legendas (aguardando uma boa alma que coloque as legendas no documentário).
-  O famoso debate entre Collor e Lula, manipulado de forma a mostrar os melhores momentos de Collor e os piores momentos de Lula.
- Em 2006 o acidente com o avião da Gol foi noticiado no Jornal da Band mas não no Jornal Nacional. Por quê? Porque a notícia que a emissora queria era a prisão dos petistas envolvidos em uma compra de dossiê contra José Serra. E a emissora mostrou o dinheiro apreendido empilhado direitinho, pronto para a foto, vazadas pelo delegado responsável, que entregou o cd com as fotos para os repórteres. O vazamento do áudio em que o delegado pergunta “tem alguém da Globo aí?” "Tem de sair hoje à noite na TV. Tem de sair no Jornal Nacional". Nenhum jornal, nenhuma emissora, jamais procurou se aprofundar neste lado obscuro das eleições. Só mostraram as fotos, o áudio sumiu. O único repórter que vazou partes do áudio foi o Luiz Carlos Azenha que, à época era funcionário da Globo. O que interessava era mostrar as fotos com o dinheiro (empilhadinho em pose fotogênica) e o acidente com o avião da Gol iria atrapalhar, então não foi mostrado. Ah, sim, conseguiram forçar o segundo turno.
Por isso, quando vejo uma reportagem em certos jornais ou na tv, antes de confiar na veracidade do que informam, procuro ler outras fontes, na internet. Principalmente reportagens contra o governo, que são as mais tendenciosas.
Ainda pior é assistir a babação de ovo dos repórteres globais aos EUA. Quando da morte de Bin Laden, o Jornal da Globo (que passa às 23 h) mostra seus repórteres eufóricos informando que a ação foi de uma precisão cirúrgica sem igual, perfeito, esplêndido, caramba, eu pensei que os repórteres iam aplaudir ali mesmo, ao vivo. Ah, sim, em nenhum momento os repórteres informaram que os EUA invadiram o espaço aéreo paquistanês, que o mandante da morte do terrorista era o ganhador de um Prêmio Nobel da PAZ!! E depois, até hoje aliás, não se perguntam o que foi feito com o corpo do filho do Bin Laden, que também foi levado e nem a razão de tantas mentiras que forçaram a mudança da história diversas vezes, tipo, a esposa que serviu de escudo (estava em outro andar, não no mesmo de Bin Laden), o terrorista reagiu (não havia armas no local) e porque ir para o Afeganistão se iam jogar o corpo no mar (o Afeganistão não tem mar). Especialistas informam que o outro helicóptero que caiu e por lá ficou seria utilizado para levar todas as pessoas da casa, pois eles não deixariam nenhuma testemunha da ação.
Por isso repito: lendo um jornal ou assistindo tv, cuidado!, não se deixe manipular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.