domingo, 20 de setembro de 2009

O gol do Cruzeiro na madrugada...


Naqueles tempos não existia internet, a tv não tinha closed caption e a maioria dos jogos de futebol não era transmitido ao vivo. Passava o videoteipe (ou video-tape) altas horas da noite. Quando tinha jogo do Cruzeiro era um martírio para mim. Em Formiga, pelo menos eu tinha os amigos, Antônio e Emílio, que ouviam os jogos no rádio e iam me passando o resultado. O maior pecado deles é que torciam para o Atlético. Mas, em Belo Horizonte, eu não tinha amizades no bairro e portanto, tinha que esperar o noticiário da tv, para saber quanto ficou o jogo. Principalmente quando os familiares não estavam em casa. Algumas vezes, sabendo que o jogo já tinha terminado, eu pedia que ligassem o rádio e escutassem o resultado do jogo. Os jogos do meio de semana eram às 20:00h e minha família (cinco mulheres, incluindo minha mãe. São seis, mas uma já estava casada), assistia às novelas e depois iam todas dormir, afinal no outro dia tinham que acordar cedo mesmo. Morávamos em Contagem nesta época.
Houve uma quarta-feira que o Cruzeiro jogou contra o América e se ganhasse ia à final contra o Atlético. Eu acho muito chato ficar incomodando as pessoas com algo que não é de interesse das mesmas. Então falei comigo mesmo que iria aguardar o videoteipe do jogo. Quando deu 23:00h o videoteipe começou. Eu torcendo em silêncio. Até que o Cruzeiro marcou um gol e eu gritei em alto e bom som: GOOOOOOLLLL!!!
O meu pessoal (quatro mulheres, a caçula não acordou) entra espavorido na sala, uma espremendo a outra no vão da porta:
- Que isso, que aconteceu?
- Gol do Cruzeiro!
- Você está maluco? Já passa de meia-noite!
- É o videoteipe.
- Assista em silêncio! Parecendo doido!
E minha mãe ainda completa, sonolenta:
- Vai dormir, menino, que amanhã você tem que acordar cedo!
------------------------- xxx -------------------------
Eu estava lendo uma lista de coisas que a internet usurpou nos dias de hoje e que consideravam boas coisas (no blog do Luis Nassif, o link está aí do lado). Mas, lembrei-me deste fato justamente porque com o advento da internet eu conquistei um pouco mais de independência em relação às informações.
Hoje é possível eu acompanhar um jogo na internet, com o minuto a minuto, ou até mesmo o jogo ao vivo, em sites que oferecem este serviço. E se desejar saber o resultado de qualquer jogo, basta entrar nos sites de esporte. Para os surdos, estas coisas foram uma benção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.