terça-feira, 27 de setembro de 2016

Inclusão de recursos audiovisuais nas salas de cinema

É uma grande conquista dos cegos e dos surdos brasileiros. Prazo de 6 meses para a legenda descritiva e de 12 meses para a Libras. Importante ressaltar o seguinte:  "Os recursos serão providos na modalidade que permita o acesso individual ao conteúdo especial, sem interferir na fruição dos demais espectadores." Ou seja, somente os espectadores surdos terão acesso à Libras e somente os espectadores cegos terão a legendagem descritiva.
Clique para ler
As empresas que comercializam sistemas de acessibilidade estarão participando dos trabalhos de implementação dos recursos.
Minha curiosidade está relacionada ao filme com acessibilidade em Libras, em que somente os espectadores surdos verão a tradução em Libras. Para os cegos, fones de ouvido com som exclusivo, fornecerão a legendagem descritiva. Mas, e para os surdos? Como a Libras será visível somente para estes espectadores?
Se alguém sabe como isto será feito, pode esclarecer nos comentários.

Recentemente tivemos muitos surdos reclamando da falta de legendas nos filmes. A reclamação era devido aos cinemas não disponibilizarem cópias legendadas de alguns filmes. Todas as sessões de fim de semana de alguns filmes eram dubladas. A cópia legendada era exibida somente no meio da semana, partindo daí a reclamação de espectadores surdos. Os filmes brasileiros também não disponibilizam legendas. A opção de legendas é a minha preferência para assistir filmes, sejam estrangeiros ou nacionais. Mas, sei que alguns surdos prefeririam a Libras. 

Também houve uma campanha para que a Netflix legendasse os filmes nacionais. Aparentemente, a empresa disponibilizou o closed caption para os filmes nacionais, tornando estes filmes acessíveis para os surdos. Os filmes nacionais mais antigos, porém, continuam sem a opção de closed caption.

Publiquei post recentemente sobre filmes em Libras. Para ler, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.