quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ainda as mães!

Esta minha crônica foi publicada originalmente em 22/05/2010.

Mamãe, o papai não te ama?
- Por que está perguntando isso, filha?
- Porque ele foi embora? Ele só vem me buscar ou me ver, mas não quer ver você.
- Às vezes acontece de o amor além de unir, separar.
- E ele te amava muito?
- Alguns dizem que o ciúme é uma prova de amor e seu papai era muito ciumento comigo. Para evitar o pior, decidimos que era melhor nos separarmos.
- Algum outro homem já te amou, mamãe?
- Sim.
- E por que você não ficou com ele, então?
- Porque eu já era casada com seu papai quando eu o conheci.
- E eu já tinha nascido?
- Não.
- Ele gostava de você mais do que meu papai?
- Sim.
- Por quê?
- Não tem uma explicação lógica para isso, minha filha. Algumas vezes apenas sentimos que um amor é maior que outro. Às vezes, justamente um amor que nos causa muito sofrimento.
- Por quê sofrimento?
- Pela impossibilidade de estarmos juntos. Por somente sentir, desejar e amar à distância. Quase que um amor platônico. Mas era real, presente, o afeto, o carinho e a empatia que tínhamos.
- Por que você não o procura? Eu vou entender mamãe!
- Porque agora ele é que está casado.
- Ele me conhece?
- Sim, ele te viu algumas vezes, quando você era pequena.
- Você tem uma foto dele?
- Não.
- Eu posso conhecê-lo?
- Não. Por que você iria querer conhecê-lo?
- Porque quando você fala dele, mamãe, seus olhos brilham, sua voz fica num tom tão meigo, no mesmo tom que você fala comigo quando estou doente. Seu semblante fica feliz, como quando mostro meu boletim escolar para você. Amo meu papai, mas também gosto deste estranho, porque você fica feliz só de falar dele.
- Não há coração igual o seu, minha filha! Mas, agora estamos em situações opostas. Ele está casado e tem filhos.
- E você ainda o ama, não é, mamãe?
- Você é muito esperta também, minha querida. Não vou negar.
- Se você pudesse voltar atrás você ficaria com ele?
- Não, minha filha. Porque o que vivenciamos hoje é fruto das decisões do passado. Você existe, está aqui comigo, devido ao meu passado. E você, minha querida, eu não troco por nada nesse mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.