domingo, 4 de dezembro de 2011

E meu time, o Cruzeiro, se manteve na 1ª Divisão

O Cruzeiro se livrou da 2ª Divisão, mas o campeão brasileiro é o Corínthians. Não tenho nada para comemorar O Corínthians foi campeão em 1998 em cima do meu Cruzeiro. Os atleticanos fizeram a maior festa. Nunca se vendeu tanta camisa do Corínthians aqui em BH como naquele ano. Em 1999, adivinha quem estava na final, contra o mesmo Corínthians? O Atlético. Perdeu também. Os cruzeirenses comemoraram, mas a venda de camisas corinthianas se manteve na faixa de sempre (os cruzeirenses não compram camisas de times que ganham campeonatos em cima do rival). Uma pena que estes dois títulos não vieram parar em Minas. Agora o Corínthians acumula cinco conquistas. Isto, só o Corínthians, heim? Mais que o dobro de títulos dos rivais mineiros juntos. A briga nas minasgerais torna o futebol mineiro ridículo em comparação com os outros estados. Hoje, MG tem 3 títulos porque a Taça Brasil de 1966 foi considerada o Campeonato Brasileiro da época e dá 2 títulos para o Cruzeiro e 1 para o Atlético. MG está em quarto lugar, atrás de RS, que tem 5 títulos. SP tem 28 títulos, RJ, 14, RS, 5, MG, 3, BA, PR, 2 e PE, 1. Levaremos no mínimo 2 anos para nos igualar ao RS, desde que eles não ganhem e claro, desde que um dos mineiros seja campeão em 2012 e 2013. Torci muito para o América se manter na 1ª Divisão, mas não foi possível. Torci muito para o BOA na Série B. E para o Tupi, de Juiz de Fora, que foi campeão da Série D e está na Série C do ano que vem.
Torço para que os times mineiros cresçam e conquistem o máximo possível de títulos. Claro que não torço para o Atlético ganhar títulos, mas ficar em evidência nos campeonatos, sim, pois valoriza as conquistas cruzeirenses  Mas, não torço de véspera. Sempre, desde que acompanho futebol, aprendi que torcer e comemorar é durante e depois do jogo. Também aprendi que gozações aos adversários devem ser depois dos jogos. Me perguntavam qual seria o resultado do jogo hoje, eu respondia, clássico é clássico, qualquer resultado será possível. Mas, uma goleada de 6x1 nem o mais otimista dos cruzeirenses acreditava. E analiso as coisas com prudência, sem fanatismo. Eu disse ao meu colega Geraldo, atleticano, semanas atrás, quando os dois times ainda corriam o risco de cair:
- Geraldo, muitos cruzeirenses estão comemorando a derrota do Atlético, que precisa só de um ponto para escapar. Pois eu acho que, se os dois chegarem no último jogo precisando se salvar, vai ser pior ainda para o meu Cruzeiro. Se o Atlético se  livrar antes do rebaixamento e o Cruzeiro depender de vitória no último jogo, melhor para nós. O Cruzeiro entra no último jogo dando o sangue pela vitória e o Atlético, livre do rebaixamento, joga tranquilo, tentando derrubar o Cruzeiro, mas, tranquilão, porque já escapou da Série B.

Pois é, o Mãe Dinah aqui acertou. O Atlético se livrou do rebaixamento domingo passado e o Cruzeiro não. Hoje, era um jogo de vida e morte para o Cruzeiro, mas para o Atlético não! Poucos se dão conta deste fato. Os atleticanos, então, preferem dizer que o jogo foi vendido. Essa é a desculpa mais utilizada pelos atleticanos quando perdem jogos ou campeonatos. Em 1977 (eu era um rapazinho ainda), após a conquista do Campeonato Mineiro, os atleticanos disseram que o goleiro uruguaio Ortiz tinha se vendido e levado os 3 gols na final. Agora dizem a mesma coisa. O Atlético se vendeu de novo? Puxa vida, que time sem vergonha, heim? Deve ser o mais vendido da história!

Em 2012 vamos ver como se sairão os mineiros. Que os dois times tomem vergonha e façam mais, muito mais, do que lutar contra rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.