quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papai Noel já virou mau exemplo...

Alguns cientistas não têm mais o que fazer. Resolveram analisar... o Papai Noel. E as análises chegam a conclusões estarrecedoras. Resumindo: Papai Noel causa medo às crianças menores de 5 anos; é uma farsa de rosto infantilizado para causar empatia e barba e cabelos brancos para transmitir sabedoria; em relação à saúde ele é culpado de ser um mau exemplo para a sociedade, porque ele é... obeso. Países que mais veneram Papai Noel têm os maiores índices de obesidade infantil.
Inacreditável!
Nunca, em minha feliz infância, comi um doce a mais devido ao "mau exemplo" da figura obesa do Papai Noel. Crianças obesas, em sua maioria, derivam de descontrole alimentar. Não sou expert em coisa alguma, mas crer que uma imagem de gordo vai fazer uma criança comer mais do que deve, é de amargar. Meus filhos não são obesos e quando crianças, em todos os Natais, estiveram expostos ao "mau exemplo" do Papai Noel obeso.
Quanto ao terror, são muitas as fotos que mostram que os pais das crianças insistem que elas tirem fotos junto ao Papai Noel. Ora, qualquer pai aí sabe que crianças menores de 6 anos, em sua maioria, detestam sentar em colo de estranhos. Ainda mais de um velhinho bonachão, todo de vermelho, com barba e cabelos longos, onde mal se consegue perceber características da face. Já as crianças com mais idade, acham aquilo uma "babaquice", mas dão um sorriso maroto para agradar os pais. E, sim, tem aquela molecada que adora Papai Noel, gordo, magro, feio, bonito, parente disfarçado ou estranho caracterizado.
Lembro que eu acreditei em Papai Noel até os 7 anos, mais ou menos. Na minha época não recebíamos essa avalanche de informações que a criançada recebe hoje. Não havia tv no meu dia a dia. Crianças brincavam com outras crianças e não ficavam escutando conversas de adultos. Hoje, as crianças são bombardeadas pela tv e internet. No momento que começam a ter noção da realidade, percebem logo que Papai Noel é só aquele cara fantasiado do shopping.
A matéria do site G1 - Globo, você pode ler, clicando AQUI.
Se desejar ver somente as fotos das crianças aterrorizadas com Papai Noel, clique AQUI (as fotos estão no Chicago Tribune e você tem que clicar na imagem para visualizar as outras).
São fotos do livro "Scared of Santa – Scenes of terror in toyland" (Harper Collins, 2008, inédito no Brasil) – em tradução livre, “Assustados com Papai Noel – Cenas de terror na terra dos brinquedos”.
Antes que o Papai Noel apareça magrinho...
Feliz Natal para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.