segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O relacionamento das empresas com os surdos

Uma das coisas mais incríveis sobre as empresas e a deficiência auditiva é que ninguém, mas ninguém mesmo, tem interesse em saber se sou ou não deficiente.
Assinei revistas, tv a cabo, internet. Tenho conta de telefone fixo em meu nome. Chip de celular. Etc. Nenhuma destas empresas quis saber se eu tinha deficiência auditiva. Serviços contratados e instalados com uma rapidez incrível.
Quando eu preciso cancelar é que começam os problemas. Você, praticamente, pode assinar um serviço através de e-mail, ou atendimento automático (clicando 1, 2 ou 3 no telefone), mas NUNCA conseguirá cancelar estes serviços através de e-mail ou telefone. Resposta comum ao e-mail é "compareça em uma de nossas agências mais próximas para efetivar o cancelamento." Por telefone, o início é automático, mas assim que você escolhe a opção "Cancelar" é transferido automaticamente para um atendente.
Tentando cancelar a assinatura da revista:
- Meu marido deseja cancelar a assinatura da revista, CPF tal, identidade tal. Número de assinante tal. - diz minha esposa ao telefone.
- Senhora, somente o titular pode cancelar a assinatura. - respondeu o atendente.
- Ele está aqui do meu lado, é deficiente auditivo e não tem como conversar ao telefone.
Parece que o atendente nunca passou por situação semelhante, pois demorou muito a responder:
- Senhora, seu marido deve enviar um e-mail com todos os dados da senhora, autorizando o cancelamento da assinatura.
Bom, este cancelamento até que foi mais simples, porque aceitaram que eu enviasse por e-mail. Mas, o cancelamento da tv a cabo a exigência foi outra. Após a conversação inicial, bem parecida com a anterior, o atendente informa:
- Somente seu marido poderá cancelar a assinatura.
Minha esposa explica novamente que sou surdo, etc, etc.
- Então, ele deverá passar uma procuração em nome da senhora, autorizando o cancelamento. Nosso número de fax é...
- Meu marido disse que quando ele assinou o serviço, quem tratou de tudo foi meu filho, então, ele está perguntando porque agora, para cancelar, não pode ser outra pessoa? E no caso, sou a esposa, ele está aqui do meu lado e só não está falando ao telefone porque é surdo.
- Pois é, mas para cancelamento, somente o titular.
Perguntei minha esposa se eles anotavam alguma coisa referente à minha deficiência. Ela respondeu que provavelmente não. Mandei desligar e quando meu filho mais velho chegou, com meus dados em mãos, ligou como se fosse eu e cancelou o serviço.
Depois, já "vacinado" com estes problemas relacionados à minha surdez, quando assinei o telefone fixo, pedi ao responsável que colocasse uma observação, informando que o titular era surdo e que os problemas seriam resolvidos pela minha esposa. Também o meu chip do celular, para evitar problemas, está em nome da minha esposa.

Tenho colegas surdos que enfrentam estes mesmos problemas. Alguns casados com surdas, somente os filhos podem conversar ao telefone. O problema é que os filhos ainda são muito novos e não conseguem manter a conversação desejada. Meu colega ligou reclamando da internet, que estava caindo muito (o filho, de 8 anos, ligou). A atendente disse que o problema era no modem, mesmo meu colega (quase tendo um ataque de nervos) insistir que o modem estava funcionando normalmente. Ele teve que levar o modem na operadora para provar que o problema não era no modem.

A maioria das empresas, principalmente as que prestam serviços à distância, não estão preparadas para lidar com deficientes auditivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.