domingo, 14 de abril de 2013

Tecnologia para surdos


O celular foi uma das invenções modernas que mais auxiliaram os surdos na comunicação à distância. Antes, o telefone era um aparelho inviável para os surdos. Era necessário um ouvinte para que os surdos usassem o aparelho. Ainda dependentes do telefone fixo, foi criado o TDD, o telefone para surdos, com diversas variantes (com ou sem impressora), mas que também dependia do serviço da companhia telefônica de sua cidade.
O TDD ou TS só não se tornou muito popular devido ao surgimento do celular. E eu já relatei, aqui mesmo no meu blog, a dificuldade de usar o TDD, quando certa vez, fiquei sem o celular e necessitando me comunicar rapidamente com meus familiares fui à Telemar e tentei utilizar o TDD. Nem os atendentes conseguiram usar o aparelho. Com a popularização do celular e o uso de mensagens de texto, os surdos, em sua maioria, migraram para o aparelho móvel. A vantagem do TDD é que é considerado um telefone fixo.Você pode verificar os diversos modelos de TDD CLICANDO AQUI.
Os celulares se tornaram o aparelho mais popular entre os surdos, devido à facilidade de envio de mensagens de texto. E embora os surdos não se incomodassem com envio de texto, foram criados diversos aplicativos utilizando a Libras. Um dos pioneiros foi o Rybená, que possibilita o envio de torpedos em Libras. O Rybená também tem um aplicativo para sites, o Player Rybená que traduz o texto selecionado para Libras. Apesar de lento, é bastante interessante (você pode ver uma demonstração do próprio fabricante CLICANDO AQUI). Surdos como eu, que conhecem o português, não utilizam este acessório. Porém, o torpedo Rybená, sim, é muito útil quando queremos enviar mensagens para surdos que têm a Libras como língua-mãe.
Claro que a melhor forma de comunicação entre surdos é o celular que possibilita videoconferência, mas nem todas as operadoras dispõem do serviço.
Todos os aplicativos anteriormente criados transformavam texto em Libras, mas, recentemente foi lançado o ProDeaf, um aplicativo da empresa pernambucana de mesmo nome, que traduz áudio e texto para Libras em tempo real. No princípio de elaboração do aplicativo, que nasceu na Universidade Federal de Pernambuco, havia no projeto a possibilidade de traduzir Libras para texto, com o aplicativo identificando os sinais do interlocutor (está em desenvolvimento, não consta do aplicativo ainda). O aplicativo ficou em segundo lugar no Imagine Cup, competição de tecnologia realizada pela Microsoft. No momento, é a sensação nas redes sociais; tem, inclusive, página no Facebook (CLIQUE AQUI). É gratuito, uma grande vantagem para todos. Porém, só funciona em celulares com Android. O avatar (o bonequinho virtual que faz os sinais de Libras) é muito parecido com todos os outros avatares deste tipo de tecnologia. Mas, as demonstrações que vi, são bastante satisfatórias.
Hugo, aplicativo HandTalk
Existe um programa similar, menos badalado, o HandTalk Mãos que Falam. Utiliza o mesmo sistema: traduz para Libras, através de um avatar (nomeado Hugo) áudio e texto. Também estão trabalhando na tecnologia para reconhecimento visual da Libras, traduzindo para o português. Está previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano, gratuito. O programa foi desenvolvido por três alagoanos e ganhou um prêmio internacional, o World Summit Award Mobile (WSA-Mobile), uma competição bienal promovida pelas Nações Unidas e parceiros. Para ver demonstração na página do fabricante CLIQUE AQUI.
Entre os avatares, após ver demonstrações dos mesmos fazendo a tradução para Libras, gostei mais do design do Hugo. Mas, ambos os programas cumprem o que prometem.
Parece que os dois grupos de estudantes partiram do mesmo princípio e criaram programas similares. A concorrência é saudável e para os surdos é muito bom ter vários aplicativos com a mesma finalidade.
Eu prefiro um aplicativo que converte voz para texto em tempo real, que é mais prático para o meu tipo de surdez. Uma vez que entabulo conversações com os ouvintes em português, tenho necessidade de um aplicativo que traduza áudio em texto em tempo real.
O aplicativo é o Dragon Dictation, que como todos os demais só funciona em celulares com Android. Quando ganhou suporte em português, passou a ser bastante utilizado pelos brasileiros, para postar no twitter ou no facebook, ou ainda, ditar texto para e-mails.Para mim é o mais útil. Embora eu tenha que pedir à pessoa estranha para repetir o que disse (para eu ativar o aplicativo), no caso de conversação com conhecidos, isto não é um problema, vira até diversão.
É muito bom saber que se preocupam em desenvolver acessórios que auxiliarão os surdos no seu dia a dia.

(Todas imagens e referências têm links para as páginas de onde foram retiradas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.