sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Os bons jogos de computador de antigamente - I

Naqueles tempos o Windows ainda era 3.1. E para iniciar o Windows tinha que digitar "win" na tela do DOS e teclar "enter". O DOS ainda era o sistema operacional principal. Um dos primeiros jogos de PC que me conquistaram foi Prince of Persia, que era complicado de passar as fases, algumas bastante difíceis mesmo. Como ainda não sabia os comandos corretamente, a primeira fase foi a que mais joguei. Anos depois, com o videogame, conseguimos (eu, esposa e filhos) detonar o jogo. No PC, somente alguns anos atrás foi que joguei novamente, já sabendo as teclas de atalho para salvar o jogo. As 12 fases são difíceis, algumas com truques que demandaram muito tempo até descobrir a "saída". A fase do espelho, em que o Princípe fica preso, eu só vim a descobrir na sorte, sorte mesmo! Disse para mim mesmo: não tem jeito de passar este espelho no normal, então vou correr e tentar passar por cima. Tive uma surpresa agradável... o Príncipe atravessa o espelho e cria sua sombra. A última fase também foi muito difícil de descobrir a manha, pois o Príncipe enfrentava a própria sombra... Se ele matasse a sombra, ele morria. Se ficasse parado, a sombra matava ele. Foi meu filho mais novo que um dia descobriu, também no acaso. Mexendo em todos os comandos para tentar passar a sombra, sem querer, guardou a espada! Bingo!, a sombra também guarda a espada e ele pode passar.
Outro jogo que também me divertiu por muito tempo foi DOOM. E eu não tinha o jogo completo, era somente um demo. Detonei este demo mais de vinte vezes. Até que, já com PC em casa, baixei o jogo completo. Consegui detonar também. Tinha uma continuação DOOM 2, que era um pouco mais difícil. Também detonei. E fizeram uma versão extreme, que eu não gostei muito, pois era excessivamente difícil.
A versão do Prince of Persia que gravei (eu jogando e encontrando a espada) é on line e flash player. Não gostei muito, pois está muito modificado e os passos não param diante dos vidros cortantes, como no original. Por isso que eu fico pulando antes de aproximar dos vidros, pois se arrastar mais uma vez, ele morre. Este jogo on line não é a versão original, mas é interessante também. Infelizmente não tem como salvar e para jogar direto, sem errar uma vez sequer fica complicado!
DOOM foi o precursor dos jogos em primeira pessoa e tiro. Era muito divertido procurar as passagens secretas, as chaves coloridas e as armas. Acredite, eu tinha o demo em 2 disquetes. Muitas fases eu completava em 100%. Algumas nunca consegui descobrir as entradas secretas.
Uma dificuldade para jogar estes jogos hoje em dia é que o Windows não tem mais o DOS. Parece que o XP foi o último a ter um Prompt de Comando (DOS). Para jogar os originais no Windows Vista e no 7, é necessário um emulador de DOS.

Um vídeo do DOM, passando a primeira fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.