Meu colega de trabalho me enviou e-mail com o texto que reproduzo, sem modificações:
As 10 regras do Futebol de Rua, o verdadeiro futebol de macho!
1. A BOLA
A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.
2. O GOL
O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.
1. A BOLA
A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.
2. O GOL
O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.
3. O CAMPO
O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos grandes clássicos, o quarteirão inteiro.
4. DURAÇÃO DO JOGO
O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
5. FORMAÇÃO DOS TIMES
Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. Perneta joga na ponta, esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.
6. O JUIZ
Não tem juiz.
7. AS INTERRUPÇÕES
No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:
a) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
b) Quando passar na rua qualquer garota gostosa.
c) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.
8. AS SUBSTITUIÇÕES
São permitidas substituições nos casos de:
a) Um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição.
b) Jogador que arrancou o tampão do dedão do pé. Porém, nestes casos, o mesmo acaba voltando a partida após utilizar aquela água santa da torneira do quintal de alguém.
c) Em caso de atropelamento.
9. AS PENALIDADES
A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.
10. A JUSTIÇA ESPORTIVA
Os casos de litígio serão resolvidos na porrada, prevalece os mais fortes e quem pegar uma pedra antes, rsrsrsrsrsrsrsrs
QUEM NÃO JOGOU, PERDEU UM DOS MELHORES MOMENTOS DA VIDA.
.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
Na minha rua, em Formiga, tinha um campinho e na maioria das vezes a galera jogava lá, pois era uma excelente área de esquina, com grama (há uma casa no local, atualmente). Jogávamos também atrás da Sede (Sede da Banda de São Vicente Férrer); rua de terra. Mas, também jogávamos na rua calçada, com o pessoal que morava após a esquina da Rua 13 de Maio. E na rua do meu primo, onde eu passava os fins de semana (rua calçada).
No campinho, tínhamos a torcida da vizinhança. Muitos familiares simplesmente se debruçavam nas janelas (que davam para a rua) e assistiam ao jogo ("pelada"), comentando, torcendo, vaiando, rindo.
Na rua do meu primo, às vezes, meu tio também participava (ele foi um famoso jogador do Vila Esporte Clube). Mas, era "covardia", pois mesmo sendo ele e mais um, contra quatro ou cinco, ele e o parceiro (meu primo ou eu) ganhavam. Gostávamos que meu tio jogasse porque, quando a bola caía em algum quintal vizinho, a presença dele facilitava a devolução. Meu primo só gostava de jogar em parceria com o pai dele, porque quando era adversário e perdia, desandava a reclamar disso e daquilo, a falar que "foi falta", que "não valeu"! Meu tio não o privilegiava e dizia para ele parar com o choro de perdedor.
Bons tempos! Não existia ainda o videogame. Hoje, muitos garotos só sabem jogar uma partida de Winning Eleven no Playstation ou Fifa no Xbox. Nada contra, que eu adoro videogame também. Mas, as "peladas" na rua, não tem comparação.
O futebol continua sendo um entretenimento que une crianças e adultos, proporcionando momentos de muita diversão. Há pouco tempo, eu era o adulto no meio dos meus filhos e sobrinhos, jogando bola no campinho, lá no sítio de minha irmã. Eles rindo, porque eu só ficava na "banheira", uma vez que não tenho mais fôlego para correr como antes, uso óculos e sou um verdadeiro perna de pau. Em criança, pelo menos, eu jogava alguma coisa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.