Este é o meu derradeiro post sobre política, acreditando que não ocorrerá mais nada que mereça comentar. Serra conseguiu, insuflando os militantes peessedebistas com o preconceito (infelizmente, também grande parte de pessoas católicas). Uma estudante de Direito (nossa, eu que não quero precisar dos serviços desta futura advogada), através do twitter incitou racismo e crime contra os nordestinos. E ainda conseguiu uma leva de seguidores. Ela postou o comentário racista e apagou. Mas, a rede é muito mais rápida do que se imagina e na noite de domingo, após a vitória de Dilma, não aceitando democraticamente a derrota, passaram a pregar a morte dos nordestinos e a culpá-los pela eleição da presidente. Clique aqui e veja reportagem sobre a xenofobia contra os nordestinos. A boa notícia é que ela será processada. Mas, é muito triste perceber que o engajamento político de algumas pessoas beira o fanatismo. Eu reclamo, e muito, da imprensa favorável ao Serra, mas jamais de um eleitor dele. Tenho amigos, colegas de trabalho, familiares, que votaram e votam no Serra e respeito plenamente o direito dos mesmos de votarem em quem eles quiserem.
A imprensa, infelizmente, dando corda à idéia de que o nordeste foi responsável pela vitória de Dilma, colocou o mapa do Brasil, por estados, em azul e vermelho. Ocorre que em nosso país, os votos do governador estadual não tem ligação com os votos aos candidatos a presidente. O que vale para a eleição presidencial são os votos dados ao candidato. Assim, aqui em Minas Gerais, o candidato a governador eleito foi do PSDB, mas na eleição para presidente, Dilma ganhou (58,5 x 41,5). Também fizeram as contas, contrariando o propagandeado, de que os nordestinos elegeram Dilma. Contando somente a votação do Sul e Sudeste, Dilma seria eleita da mesma forma, com maioria simples, pois em MG e RJ ela recebeu uma votação expressiva..
O jornal Estado de São Paulo sim, colocou o mapa correto para visualização da eleição presidencial, POR MUNICÍPIO. Clique aqui e veja o mapa eleitoral por município. Este mapa não mostra país dividido coisa nenhuma. Para visualizar os votos por município basta passar o cursor sobre o mapa. Clicando no + repetidamente, você amplia o mapa e as setas servem para arrastar. Muito interessante, pois pude ver que em minhas duas cidades, Belo Horizonte e Formiga, Serra ganhou, com diferença mínima em BH (menos de 0,78%) e um pouco mais em Formiga (5,44%).
Tentando dar uma levantada de bola para o candidato derrotado, alguns dizem que 44% disseram não ao Lula. É outra enganação. Nem todos que votaram no Serra estavam julgando o governo Lula. Conheço muitos eleitores de Serra que aprovam o governo Lula. Lembrando também que muitos dos indecisos, que estavam preparados para votar na Dilma, foram massacrados com notícias negativas sobre a candidata, utilizando, principalmente a religião, e mudaram de voto. São muitos os fiéis, evangélicos e católicos, que seguem a recomendação dos pastores e padres. Como eu disse, a utilização da religiosidade foi uma das coisas mais tristes dessa eleição.
Não faltava mais nada... o jornal O Globo continua batendo na tecla de país dividido e que os estados ricos elegeram governadores do PSDB e os atrasados e pobres, elegeram de outros partidos. (êta jornal preconceituoso!) Não tem lógica, pois como já foi dito, MG elegeu governador do PSDB, mas votou maciçamente em Dilma. O pior é que a revista Veja, que mais caluniou Lula e a Dilma, sai com uma edição extra, ELOGIANDO a futura presidente. É a maior piada...
Fim do blabláblá político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.