Em 1997 a Rede Globo iniciou a utilização da closed caption no Jornal Nacional. Naqueles anos era raro uma tv já adaptada para esta função. Era necessário comprar um aparelho à parte e conectá-lo à tv, para que surgissem as legendas. Anos depois as tvs já saiam de fábrica com a função CC (closed caption).
Em 2001 o SBT também implantou o recurso. Ressalto que as emissoras utilizam produções diferentes de CC. O SBT utiliza o trabalho do estenotipista, pessoa que digita em alta velocidade utilizando um teclado especial (estonótipo eletrônico, com 24 teclas-veja figura ao lado). Já a Rede Globo utiliza o método de reconhecimento de voz. Só que a voz não é transmitida diretamente das falas das pessoas e sim de um profissional, em uma sala isolada. Este profissional repete pausadamente o que estão falando, para que o software reconheça as palavras.
É possível perceber a utilização de um ou outro método facilmente. Quando estou assistindo um programa do SBT, muitas vezes as palavras escritas erradas são apagadas (percebe-se a utilização de uma tecla backspace) e a palavra correta é escrita novamente. Quando é um programa da Rede Globo, muitas vezes as palavras saem erradas devido ao som parecido. Lembro de eu e meu colega às gargalhadas quando lemos as legendas sobre uma pessoa desaparecida: "suspeita-se que o jovem esteja fedido na mata desde sábado".
Em ambos os casos as legendas dificilmente acompanham pessoas que falam rápido demais, ou pessoas que estão protestando, quando praticamente uma fala se sobrepõe a outra.
Estes problemas que eu citei são para programas ao vivo. Filmes ou programas pré-gravados utilizam outro método; a legenda é inserida com calma e tranquilidade, por isso, quando assistimos um filme, a CC se parece com as legendas dos filmes de cinema.
Atualmente, além dos Jornal Nacional, a Globo inseriu a CC em diversos programas, mas não nos programas de autiditório (exceto o Jô Soares). A única coisa que ainda me irrita em relação aos filmes é que não dá para saber antecipadamente se o filme terá ou não CC. O site da Globo, que antes disponibilizava esta informação, agora não informa mais. Muitas vezes os filmes da madrugada são interessantes, porém, sem saber se terão ou não CC, eu acabo não assistindo.
A implantação do CC foi uma grande conquista da comunidade surda. Principalmente para surdos como eu, que têm o português como sua primeira língua. Poder assistir e ENTENDER o jornal, é muito gratificante.
No youtube também existe CC. Porém, o vídeo gravado necessita ter legendas disponíveis para que você possa ativá-las (último símbolo à direita, abaixo do vídeo). Em relação à CC da tv, se você gravar um programa em vídeocassete, mesmo com as legendas exibidas, elas não serão gravadas (elas são, realmente, legendas ocultas). Da mesma forma, um vídeo com CC no youtube, ao ser transferido para um blog, perderá a legenda oculta. Portanto, para visualizar as legendas, você tem que assistir o vídeo no youtube.
Por isto, o vídeo abaixo está com o link e não incorporado
Por isto, o vídeo abaixo está com o link e não incorporado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.