sábado, 8 de março de 2014

Conversar com os surdos


A maioria das pessoas não tem informações suficientes da maneira correta de conversar com um surdo. Um dos maiores problemas é a pessoa acreditar que todos os surdos são iguais e que todos sabem Libras. A melhor forma de aprender se o surdo com quem você está tentando entabular uma conversa é oralista, sinalizado ou bilíngue é perguntando. Não tenha receio de perguntar: "você sabe Libras?", "você lê os lábios?", pois as respostas a essas perguntas facilitarão bastante sua conversa com um surdo. As dicas abaixo foram escritas por uma blogueira surda que, atualmente, utiliza implante coclear. Para ler as dicas, clique no link e irá direto ao blog da autora.
 
Clique AQUI para ler as dicas
Já tive em mãos cartilhas simplificadas ensinando como lidar com os deficientes em geral. Mas, nenhuma se aprofunda nas diferenças das próprias deficiências. Assim como há diversos tipos de paralisia, diversos tipos de cegueira, também há diversos tipos de surdez. Como as diferenças da paralisia são visíveis e mesmo algumas da cegueira, as diferenças de surdez não são perceptíveis. Portanto, só conversando com o próprio surdo será possível saber qual é o tipo de surdez dele.

Leia as dicas, divulgue e depois publicarei meu próximo post, um caso envolvendo justamente o modo de lidar com os surdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.