terça-feira, 4 de setembro de 2012

Implante Auditivo de Tronco Cerebral

Uma reportagem conta a história de uma criança de 2 anos que nasceu com surdez profunda e recebe o ABI (Implante Auditivo Tronco Cerebral). Ela sofre de espectro óculo-aurículo vertebral, uma condição muito rara e sem cura que afeta os olhos, ouvidos e a espinha. Como ela não tem nervos auditivos, a solução era o ABI. Pouco tempo depois de receber o implante a criança já pronunciava "mamãe".
Leia a reportagem clicando AQUI.

A diferença deste implante para o IC (Implante Coclear) comum deve-se ao fator cóclea e nervo auditivo. O IC é implantado em pessoas que têm cóclea e nervo auditivo intactos. O ABI em pessoas que não possuem cóclea ou nervo auditivo. O ABI estimula diretamente o nervo auditivo que fica no tronco cerebral, sem necessidade da cóclea e do nervo auditivo. Para pacientes adultos, o resultado final do ABI é inferior ao IC. Por isso, quando o paciente é uma criança, quanto mais rápido for a implantação, mais rápido será o retorno com resultado final satisfatório. Tanto para a implantação do ABI ou do IC, em crianças a aprendizagem da língua oral ocorre de maneira incidental e em geral é quase idêntico ao de uma criança normal.

Parte interna do IC
 Quando da divulgação destes implantes (um personagem surdo de novela global, com IC e reportagem no Fantástico sobre ABI), grande parte da comunidade surda se posicionou contra os implantes. Debatendo este fato com meu amigo, quando ele disse que não aceitaria IC de forma alguma, eu disse:
- Eu também não, colega. Porém, devemos lembrar que já somos adultos, capazes de decidir por nós mesmos e todos os problemas que enfrentamos com a surdez superamos com muita determinação. Mas, devemos também respeitar os surdos que querem ser implantados. E como pais, sabemos que faremos o melhor para nossos filhos (eu e meu colega temos filhos ouvintes). Assim, quando pais decidem que farão IC ou ABI no filho bebê que nasceu surdo, não posso discordar. Não seria justo os pais aguardarem o filho crescer e ter noção da sua surdez e decidir se ele quer fazer um implante. Muitos surdos dizem que não fariam o IC nos filhos, porque somos felizes com nossa surdez.

Parte externa do IC


Informações sobre IC:

Da mesma fonte, informações sobre ABI:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.