Os surdos fizeram uma bela manifestação nos dias 19 e 20 de maio, em defesa da Educação e da Cultura Surda. A manifestação também foi em defesa do não fechamento do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos e do IBC - Instituto Benjamin Constant (para cegos). Os jornais e portais da internet publicaram algumas notas e fotos. O Correio do Brasil fez uma matéria mais completa, que pode ser lida clicando aqui.
É uma batalha de anos e anos, pedindo aos governos (municipal, estadual e federal) uma atenção especial às necessidades dos surdos. Participei de alguns destes momentos, auxiliando na elaboração dos documentos que entregamos aos governos, como em 2003 e em 2006 (manifestações aqui em BH mesmo). Esta manifestação em Brasília foi muito importante para mostrar que os surdos estão unidos na defesa dos seus direitos. Eu sei das enormes dificuldades que é a aceitação dos governos às reivindicações dos surdos, mas não podemos desistir. Também é necessário ampliar o debate entre todos os surdos (eu sempre lembro que a diversidade surda é um complicador, devido às divergências entre surdos oralizados e não oralizados). Eu acredito que todos devem ter seus direitos assegurados, independente da sua classificação de surdez.
Torço para que desta vez atendam ao menos em parte às reivindicações dos surdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.