sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Alunos inteligentes!

Professor: O que devo fazer para repartir 11 batatas para 7 pessoas?
Aluno: Purê de batata, senhor professor!

Professor:- Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
Aluno:- Eu caminho... tu caminhas... ele caminha...
Professor: - Mais depressa!
Aluno :- Nós corremos, vós correis, eles correm!

Professor: "Chovia" que tempo é?
Aluno: É tempo ruim, senhor.

Professor: Quantos corações nós temos?
Aluno: Dois!
Professor: Dois!?
Aluno: Sim, o meu e o seu!

Dois alunos chegam tarde e justificam-se:
- O 1º Aluno diz: Acordei tarde! Sonhei que fui à Polinésia e a viagem demorou muito.
- O 2º Aluno diz: E eu fui esperá-lo no aeroporto!

Professor: Diga o nome de cinco coisas que contenha leite...
Aluno:  Um queijo e quatro vacas.

Um aluno de Direito foi fazer exame oral: O que é uma fraude?
Resposta do aluno: É o que o Professor está fazendo.
O professor muito indignado: Ora essa, explique-se...
O aluno responde: Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!

Professora: Maria, aponte no mapa onde fica a América do Norte.
Maria: Aqui está.
Professora: Correto. Agora turma, quem descobriu a América?
Turma: A Maria.

Professora: Joãozinho, me diga sinceramente, você ora antes de cada refeição?
Joãozinho: Não professora, não preciso... A minha mãe é uma boa cozinheira.

Professora: Artur, a sua redação "O Meu Cão" é exatamente igual à do seu irmão. Você copiou?
Artur: Não, professora. O cão é que é o mesmo.

Professora: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
Bruno: Professora

(enviado pela minha irmã, por e-mail)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Deficiente físico dançando.

Sempre vemos deficientes demonstrarem superação diante das dificuldades que a deficiência impõe.
Este vídeo (que meu amigo Ivan me indicou), mostra uma dança muito bem adaptada à deficiência do jovem.
Realmente, muito bacana!
                                                     

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Defesa incrível! (Contando ninguém acredita!)

Higuita, o goleiro da Colômbia, era mesmo fora de série. Em 2008 um site inglês (Footy Boots) considerou que ele foi o autor da melhor jogada da história do futebol. Em um amistoso em Londres, entre a Colômbia e Inglaterra, Higuita defendeu um chute do inglês Jamie Redknapp, de forma extraordinária. Ele defende com a sola dos pés, atirando-se para a frente. Apelidada de "defesa escorpião", devido ao movimento do goleiro lembrar o inseto (aracnídeo), nenhum outro goleiro jamais se arriscou a imitar esta defesa. O jogo foi realizado em 7 de setembro de 1995 no Estádio de Wembley.

Você sabia?

Dia destes, lendo comentários em outro blog, deparei com um que dizia que o maior fracasso da Microsoft era o Bob. Pensei que era uma piadinha, que eu não entendi. Fui pesquisar... e descobri que realmente a Microsoft pretendia lançar o Microsoft Bob.
É cada uma...
Wikipedia-Microsoft Bob
Você também pode pesquisar no Google que encontrará muitas referências ao Microsoft Bob.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Eram outros carnavais...

O carnaval era divertido mesmo, nos anos 60. Eu e meu primo saíamos pelas ruas de Formiga, com nossas bisnagas para as guerras d'água. Também brincávamos nos salões, acompanhando as antigas marchinhas de carnaval. Eram bons tempos, aqueles!
Depois que perdi a audição o carnaval se resumia mais à farra do que alegria musical. 
Muitas marchinhas de carnaval eu sabia (sei até hoje), porque minha mãe vivia a cantá-las.
Uma vez eu estava ensinando meu primo a letra da marchinha Nega Maluca. Meu primo gostou e soltou o vozeirão (ele tem uma voz muito boa).

"Tava jogando sinuca
Uma nega maluca
Me apareceu
Vinha com um filho no colo
E dizia pro povo
Que o filho era meu, não senhor
Tome que o filho é seu, não senhor
Pegue o que Deus lhe deu, não senhor"

Minha tia escuta e grita lá da cozinha:
- PH, não pode cantar esta música!
Silêncio total. Meu primo ainda reclama comigo:
 - Tá vendo o que você fez?
Naqueles tempos (bons tempos para os pais) a gente não contestava ordens dos pais, nem perguntava porque não podia. Hoje estou rindo, porque minha tia considerava a música imoral, enquanto eu e meu primo só estávamos achando a letra engraçada.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Closed caption... (legendas ocultas para surdos)

Em 1997 a Rede Globo iniciou a utilização da closed caption no Jornal Nacional. Naqueles anos era raro uma tv já adaptada para esta função. Era necessário comprar um aparelho à parte e conectá-lo à tv, para que surgissem as legendas. Anos depois as tvs já saiam de fábrica com a função CC (closed caption).
Em 2001 o SBT também implantou o recurso. Ressalto que as emissoras utilizam produções diferentes de CC. O SBT utiliza o trabalho do estenotipista, pessoa que digita em alta velocidade utilizando um teclado especial (estonótipo eletrônico, com 24 teclas-veja figura ao lado). Já a Rede Globo utiliza o método de reconhecimento de voz. Só que a voz não é transmitida diretamente das falas das pessoas e sim de um profissional, em uma sala isolada. Este profissional repete pausadamente o que estão falando, para que o software reconheça as palavras.
É possível perceber a utilização de um ou outro método facilmente. Quando estou assistindo um programa do SBT, muitas vezes as palavras escritas erradas são apagadas (percebe-se a utilização de uma tecla backspace) e a palavra correta é escrita novamente. Quando é um programa da Rede Globo, muitas vezes as palavras saem erradas devido ao som parecido. Lembro de eu e meu colega às gargalhadas quando lemos as legendas sobre uma pessoa desaparecida: "suspeita-se que o jovem esteja fedido na mata desde sábado".
Em ambos os casos as legendas dificilmente acompanham pessoas que falam rápido demais, ou pessoas que estão protestando, quando praticamente uma fala se sobrepõe a outra.
Estes problemas que eu citei são para programas ao vivo. Filmes ou programas pré-gravados utilizam outro método; a legenda é inserida com calma e tranquilidade, por isso, quando assistimos um filme, a CC se parece com as legendas dos filmes de cinema.
Atualmente, além dos Jornal Nacional, a Globo inseriu a CC em diversos programas, mas não nos programas de autiditório (exceto o Jô Soares). A única coisa que ainda me irrita em relação aos filmes é que não dá para saber antecipadamente se o filme terá ou não CC. O site da Globo, que antes disponibilizava esta informação, agora não informa mais. Muitas vezes os filmes da madrugada são interessantes, porém, sem saber se terão ou não CC, eu acabo não assistindo.
A implantação do CC foi uma grande conquista da comunidade surda. Principalmente para surdos como eu, que têm o português como sua primeira língua. Poder assistir e ENTENDER o jornal, é muito gratificante.
No youtube também existe CC. Porém, o vídeo gravado necessita ter legendas disponíveis para que você possa ativá-las (último símbolo à direita, abaixo do vídeo). Em relação à CC da tv, se você gravar um programa em vídeocassete, mesmo com as legendas exibidas, elas não serão gravadas (elas são, realmente, legendas ocultas). Da mesma forma, um vídeo com CC no youtube, ao ser transferido para um blog, perderá a legenda oculta. Portanto, para visualizar as legendas, você tem que assistir o vídeo no youtube.
Por isto, o vídeo abaixo está com o link e não incorporado

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Gol incrível! (Contando, ninguém acredita!)

Mohammed Masaad, capitão do Al-Ahli, time da Arábia Saudita. Em partida disputada sexta-feira, contra o Hajer, que terminou 3 x 2 para o Al-Ahli.
Se a gente contar como foi o gol, ninguém acredita! Mas, nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, o jogo foi filmado, e o gol já está no youtube. Foi um tanto de sorte, sim, o vento está soprando a favor, o goleiro estava adiantado, a bola quicou... mas o que vale é o gol; ele chutou, marcou, gol! Então, palmas para o jogador, que o gol é de placa!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Assim é exagero... (SP debaixo d'água e uma série de más notícias)

Não posto muita coisa de política, porque é uma área complicadíssima! Muitas pessoas discutem política como se discutissem futebol. E torcem contra que não é brincadeira. A torcida contra o governo Lula é tão grande na mídia, que encontram defeitos até no que ele faz certo. Os programas assistenciais são criticados ferozmente pelos colunistas da grande mídia, mas, acredite, nenhum deles conhece realmente a realidade da vida destas pessoas, dos que necessitam de ajuda pública. Apelidam o Bolsa Família de "Bolsa Esmola", a reserva de cotas raciais, como incentivo ao racismo e por aí vai. Não citam um casinho sequer de família que recebia o Bolsa Família e hoje não recebe mais, porque conseguiram subir um pouco na escala social, conseguir um trabalho digno e manter os filhos na escola. Eu sei que o PSDB é contra estas política assistencialistas do governo Lula, mas parece que em São Paulo estão exagerando!

- Metrô alagado.

Créditos: O internauta do UOL Philippe Cassapian registrou o alagamento na estação Jardim São Paulo, na linha azul, zona norte da cidade. Link direto: Vídeos UOL

- Prefeito de São Paulo fecha albergues.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fechou albergues no centro de São Paulo, causando o retorno às  ruas e praças de moradores de rua.
Link direto: estadao.com.br

- Prefeito de São Paulo corta merenda de crianças carentes.
Em uma decisão que afeta milhares de crianças carentes, desde 1º de janeiro a prefeitura parou de entregar merendas e apenas a repassar o valor de R$ 2.289,00 por mês. Cada criança tem em média R$ 3,80 para fazer cinco refeições diárias. O prefeito já chegou a dizer que as crianças comem demais (depois voltou atrás).
Link direto: folha.uol.com.br

- Rio Tietê transborda por falta de limpeza.
As notícias da mídia, o governador Serra no Twitter e os gráficos comparativos dizem incansavelmente que está chovendo em São Paulo como nunca choveu antes. Ou que vai bater o recorde de ano tal, quando choveu quantidade tal. Ou vai bater o recorde do dilúvio (isso mesmo, o que levou Noé a construir a Arca). Essa última parte é brincadeira minha... Mas, a verdade é que diversos especialistas, pesquisadores, conhecedores da situação do rio informam: a chuva em si não é a culpada. A culpa é a falta de limpeza do rio.
Link direto: viomundo.com.br

Parece que a gestão do governador e do prefeito desejam acabar de vez com os pobres. E vai cortando aos poucos, albergues, merenda, inundações na cidade... Essa questão dos albergues me lembrou do filme Em Busca da Felicidade, com o Will Smith que, desempregado, dorme (e estuda) com o filho em albergues (ah, ah, sim, no primeiro mundo existem albergues!) É um filme emocionante, visto que o personagem é batalhador ao extremo, mas, para vencer, precisa sim, de ajuda assistencial.

Vamos orar por São Paulo, porque se depender do governador e prefeito, a cidade vai virar uma Veneza brasileira.
.