É o que dizem as profecias... Próximo demais: 2012. Em novembro entra em cartaz o filme, com efeitos especiais de tirar o fôlego. Para cada país um cartaz específico. O brasileiro mostra o Cristo Redentor sendo derrubado pela força das águas.
Mas, de onde surgiu esta profecia sobre o fim do mundo em 2012? Os povos maias tinham um calendário muito mais preciso que o nosso. E este calendário termina no dia 21 de dezembro de 2012. Ocorre que esta também é a data do solstício de inverno, quando a terra estará alinhada com o sol e com o centro da galáxia, Via Láctea. Este fator acarretará mudanças drásticas no planeta, causando erupções vulcânicas e tsunamis.
Na minha infância, lembro que me assustaram muito, dizendo que o mundo iria acabar em 1970. Não recordo muito bem o porque desta data. Depois a data mais famosa do fim do mundo era o ano 2000. E estamos aqui até hoje...
Fim do mundo não é a expressão correta para estes fatos. Pode ocorrer grandes modificações no planeta, mas em relação aos humanos, é claro que alguns sobreviverão (aliás, o filme trata disso também; a dificuldade de sobreviver após as catástrofes).
Muitas foram as datas do fim do mundo e a da hora é 2012. E como a maioria, acredito que o máximo que pode ocorrer serão algumas mudanças climáticas, que realmente já estão em curso, mas nada tão catastrófico como o filme.
Trailer do filme (muito bom, realmente).
Também pode assistir o documentário produzido pelo The History Channel sobre as profecias Maias (no Youtube, porque senão o post ficará enorme. Os links estão abaixo, para facilitar)
Profecias Maias-Parte 1
Profecias Maias-Parte 2
Profecias Maias-Parte 3
Profecias Maias-Parte 4
Profecias Maias-Parte 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não passam por aprovação, mas serão apagados caso contenham termos ofensivos, palavrões, preconceitos, spam. Seja coerente ao comentar.