Sempre foi muito difícil para o Brasil a conquista de medalhas. Quando um atleta ganhava alguma medalha, era uma choradeira só. Hoje, muitos apenas se emocionam, estão confiantes, não passam tanto sufoco para ganhar uma medalha como antes. Com o incentivo ao esporte, passamos a conquistar medalhas em muitas modalidades. O Brasil ficava para trás, não superava nem a Argentina, nem o Canadá, ao contrário de hoje, que ficamos atrás de Cuba, principalmente por causa do atletismo. Os EUA sempre dominaram as olimpíadas, só perderam duas, a primeira, que foi na Argentina e deu Argentina e a décima primeira, que foi em Cuba e deu Cuba (Cuba ficou à frente por causa de mais medalhas de ouro. No geral, os EUA ficaram em primeiro).
Neste Pan perdemos umas medlhas de forma dramática. O futebol feminino estava com o ouro até os 30 minutos do segundo tempo e depois de perder alguns gols, leva um gol bobo. Não consegue marcar na prorrogação e nos penaltis, lá se foi a medlhinha de ouro. O futebol feminino é um sofrimento sem fim. Não ganhou um mundial até hoje, perdendo umas partidas (e finais) para os EUA de forma incrível. Os rapazes do remo perderam a medalha por segundos... após liderarem toda a prova. A distância para o segundo colocado, Cuba, era enorme e mesmo assim, no finalzinho, os cubanos levam ouro por segundos... por um bico de canoa. Inacreditável.
Mas é muito bom saber que cada vez mais estamos avançando em diversas modalidades esportivas.
Engraçado a birra da globo com o Pan, devido a exclusividade da Record. Não deu destaque a nenhum medalhista, não quis mostrar nenhuma imagem (a Record distribuía 3 minutos de resumo do dia, para todas as emissoras, mas a globo recusou utilizar estas imagens, pois seria obrigada a inserir um "imagens cedidas pela TV Record").
Encerrando com chave de ouro, o maratonista Solonei da Silva, ex-lixeiro, ganhou a medalha de ouro na maratona. Deve estar matando o Boris Casoy de raiva pois, "do alto de sua vassoura", mostrou que o fato de ser lixeiro o auxiliou no esporte (ele se profissionalizou apenas há dois anos). E dedicou a medalha a todos os coletores de lixo do Brasil.
O Brasil fica em terceiro por causa do critério de classificação, que valoriza as medalhas de ouro. No total geral, o Brasil ficou em segundo. Parabéns a todos os atletas brasileiros, que honraram nosso país.
Clique AQUI para ver o quadro de medalhas completo.